em

‘Trail Run’ marca a retomada do turismo em Tibagi

A cidade de Tibagi, a 90 quilômetros de Ponta Grossa, vai sediar no dia 29 de agosto a “Trail Run” (corrida de trilha), na Pousada Fazenda Guartelá. O evento é promoção de uma empresa ponta-grossense. A administração municipal trata a competição como a reabertura do turismo em Tibagi no período de pandemia de covid.

O evento tem duas distâncias, de 8 km e 15 km, com a participação de 500 inscritos de Tibagi e de mais 16 cidades do Paraná. Na lista estão Ponta Grossa, Curitiba, Castro, Pinhão, Campina Grande, Telêmaco Borba, Lapa, Colombo, Fazenda Rio Grande, Balsa Nova, Ivaí, Londrina, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas e São José dos Pinhais.

“Na trilha de 8 km haverá ganho de 420 metros de altimetria. Já na de 15 km, esse ganho sobe para 800 metros”, explica Ivan Muraro, coordenador da corrida, sobre os desafios do percurso estabelecido.

De acordo com o organizador, o objetivo da “Trail Run” é promover o turismo na região dos Campos Gerais, “destacar os pontos positivos e também promover a saúde e a integração entre as cidades e o bem-estar”, destaca.

“Hoje, as corridas de rua estão mais ligadas ao turismo do que ao próprio esporte. Não que os participantes façam turismo em apenas um dia, mas eles vão conhecer a cidade e querer voltar, trazendo a família, com certeza”, acrescenta.

Retomada

Para o prefeito de Tibagi, Artur Butina (PSC), o evento tem forte representatividade para o município. “Na realidade teremos a reabertura do turismo. Acredito que, com isso, começarão as caminhadas. Temos a oportunidade de reavivar o turismo pós-pandemia, e por isso eu acho de importância muito grande a oportunidade de sediar a corrida”, diz.

O secretário municipal de Turismo, Rhamon Rangel Cottar, vai na mesma toada e aborda aspectos como responsabilidade, compromisso com questões de saúde e de meio ambiente. “Somos cientes da preocupação com a documentação, não só para a segurança dos participantes, mas de todo o ecossistema”, frisa.

Local

Guilherme De Geus é proprietário da Pousada Fazenda Guartelá e comemora o giro econômico. “Particularmente, é muito bom porque vai trazer mais participação na pousada e vai ajudar a divulgar a cidade. A pousada estará lotada de maratonistas e, com isso, podemos divulgar e mostrar o que temos de bom na cidade”, afirma.

Na avaliação dele é necessário que empresas e a Prefeitura apoiem os eventos do mesmo porte ao programado para agosto. “Temos que estar unidos, do contrário não dá certo. União com todas as pousadas, com todos os hotéis e com a Secretaria de Turismo. Com essa participação de 500 maratonistas, que venham 50 almoçar em Tibagi. Será muito bom”, exemplifica e conclui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.