em

Trabalho orienta sobre melhor hora de colher soja e milho

O período de colheita chega com dúvida aos produtores rurais. Colher com qual umidade a soja e o milho? Para esclarecer a dúvida de muitos agricultores a Fundação ABC mostrou em sua estação de Agrometeorologia, no 20º Show Tecnológico, o que vários ruralistas já sabem, mas só acreditam vendo.

Segundo o coordenador de Agrometeorologia, Rodrigo Yoiti Tsukahara, antes de optar por colocar a máquina no campo para a colheita o produtor deve avaliar alguns fatores e se esses lhe forem favoráveis, então o trabalho deve ser feito com o milho com 30% de umidade e a soja entre 23% e 24%.

Ele explica que é preciso calcular por exemplo o valor da produção, do frete, o custo de secagem e a venda. Tudo deve ser levado em conta e devidamente calculado.

Já em relação aos fatores ele esclarece que o agricultor precisa avaliar qual o tipo de colhedeira pretende colocar no campo e se esta é capaz de colher com a umidade em questão, qual a variedade plantada e sobretudo perguntar à cooperativa com que umidade está recebendo os grãos.

Para o coordenador, num ano como esse, marcado pelo calor, o produtor pode deixar a soja e o milho secar no campo, já que não tem sido constatado longos períodos chuvosos. “O ambiente e a chuva regulam o processo produtivo”, diz.

Ele salienta que “o momento de colheita é importante. Se atrasar após o estágio de maturação, vai ter perda”, alerta.

O coordenador observa que como o custo de secagem é alto a opção dos produtores é por deixar as culturas secando nas lavouras, no entanto esta escolha pode acabar não compensando, já que a cada período que passa no campo as intempéries podem acabar interferindo na qualidade e trazendo perda aos produtores.

 

Produtores são alertados sobre umidade dos grãos

Foto: Peterson Strack

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.