em

Tornado? Simepar explica fenômeno que assustou moradores no Paraná

Foto: Divulgação

Um fenômeno que se assemelha a um tornado assustou moradores e ajudou a provocar estragos em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, nesta terça-feira (17). Com o registro, diversas pessoas chegaram a descrever a ocorrência como tornado, mas o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou tratar-se de um gustnado. Gust pode ser traduzido em português como rajada.

Em vídeo enviado à imprensa, a meteorologista Lidia Luisa Mota explicou que o gustinado são redemoinhos de ventos fortes, que estão associados às frentes de rajadas causadas por tempestades.

“Ou seja, eles ocorrem por conta das correntes descendentes dos níveis de tempestades. Outra característica que o diferencia dos tornados é a formação de uma nuvem funil, que não se configura nos gustnados, uma vez que não tocam a nuvem”, descreveu.

Os ventos fortes que atingiram Guarapuava, não só o gustnado, causaram destelhamentos em residências. Até a noite de terça-feira, as equipes da Defesa Civil haviam prestado 44 atendimentos.

Ouça explicação da Simepar:

Informações do Portal Banda B, parceiro do DCmais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.