Situado no Município de Tibagi, no quilômetro 247 da Rodovia PR 340, está o Parque Estadual do Guartelá, uma das principais atrações turísticas dos Campos Gerais. Criado em 1992 com o objetivo de assegurar a preservação dos ecossistemas típicos o parque abriga em seu território o Cânion do Rio Iapó, além da impressionante Cachoeira da Ponte de Pedra, que apresenta a formação de uma ponte cortando a queda, e os Panelões do Sumidouro, verdadeiras banheiras de hidromassagem naturais.
Conforme a lenda, o nome Guartelá surgiu expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu compadre de um ataque indígena, habitantes estes que tem sua história registrada nos arenitos, através das pinturas rupestres.
Trilhas
O parque apresenta duas trilhas. A trilha básica tem em torno de 5 quilômetros, ida e volta com aproximadamente 2 horas e meia a 3 horas de caminhada. Nesta trilha é possível visitar o Mirante do Parque, Cachoeira da Ponte de Pedra (não e possível tomar banho) e panelões do Sumidouro (piscinas naturais), onde é possível entrar na água.
Há também a trilha autoguiada. É uma trilha completa, e incluindo pinturas rupestres, Mirante do Canion Guartelá, Cachoeira da Ponte de Pedra (não é permitido o banho) e panelões do Sumidouro (permitido o banho). Trilha somente com guia contratado por uma Operadora de Turismo local. Se chover pelo menos dois dias antes ou no dia da visita, não ocorre a atividade pelas trilhas.
Horário de Funcionamento
O Parque Estadual do Guartelá está aberto das 9h às 16h30 de quarta-feira a domingo e feriados nacionais. Aconselha-se, para melhor aproveitar o passeio, a chegada ao parque no período da manhã ou logo após o almoço, devido a extensão dos trajetos e tempo necessário para percorrê-los. Verifique sobre o funcionamento do parque em feriados através do disk turismo 0800 643 1388. Grupos com mais de 30 pessoas devem ser agendados previamente no fone (42) 9 8873 8568.
Para realizar a trilha de pinturas rupestres é necessária a contratação de condutor ou guia de turismo das operadoras da cidade.
Para sua segurança
– Cadastre-se. O Cadastro é sua garantia de socorro em uma emergência;
– Obedeça a sinalização e a orientação dos funcionários e voluntários;
– Evite caminhar sozinho ou em grupos muito grandes;
– A visita ao Parque é realizada por trilhas, evite danos ao meio ambiente não saindo das trilhas indicadas;
– Em caso de acidente, procure avisar a administração do Parque o mais rápido possível;
– No Parque há telefone de uso exclusivo para a administração, o sinal para celular é instável;
– Há um sistema de rádio comunicação que auxilia em casos de emergência.