em

Tibagi: eleição tem clima acirrado desde as ‘prévias’

Rildo Leonardi (MDB), Butina (PSC) e Pedro Machado (PRTB)

Os quase 15 mil eleitores de Tibagi – município a 90 quilômetros de Ponta Grossa – poderão escolher entre três nomes para o comando do poder executivo entre 2021 e 2024. Rildo Leonardi (MDB), Butina (PSC) e Pedro Machado (PRTB) são os nomes disponíveis neste dia 15 de novembro.

Apesar da campanha ter começado oficialmente no final de setembro, a disputa na cidade está acalorada desde antes do registro das candidaturas no TSE.

Isso porque o atual prefeito, Rildo Leonardi, quase ficou de fora da disputa na convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O ex-prefeito Sinval Ferreira da Silva (gestões 2005 a 2008; 2009 a 2012) também inscreveu chapa no partido e a definição veio por meio de votação secreta. Por 19 a 17, o nome do atual governante foi escolhido para estar à frente no pleito deste ano.

Rildo Emanoel Leonardi tem 54 anos e nasceu na própria cidade de Tibagi. A coligação formada pelo MDB está com DEM e PDT (O povo de novo). Ele vem concorrendo ao cargo desde 2012, quando perdeu por 724 votos para Ângela Mercer. Na disputa seguinte deu o troco e derrotou Ângela por 522 votos.

A vice é a empresária Helynez Izabel Taques Santos Ribas, a ‘Hely’, de 59 anos. Filiada ao PDT, ela é a atual vice-prefeita do município e obteve o maior número de votos para a Câmara de Vereadores na gestão 2013-2016, com 546 válidos (4,72%).

Um nome que busca retornar ao poder em Tibagi é Artur Ricardo Nolte, o popular ‘Butina’. O candidato do PSC acumula mais seis partidos ao lado: PTB, Podemos, PROS, PSD, SD e PSDB. Numa eleição apertada em 2008, ele foi o terceiro colocado da disputa com 27,53% dos votos válidos. Quatro anos depois, Butina foi o vice-prefeito da eleita Ângela Mercer.

Nascido em Teixeira Soares, ele atua como agricultor e está com 60 anos de idade. O vice da majoritária é atrelado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB): Jorge Cardoso – comerciante de 67 anos. Cardoso é um dos vereadores de Tibagi. Também esteve no legislativo entre 2009 e 2012.

O terceiro nome envolvido é do agricultor Pedro Machado, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) – que está sem coligação neste ano. De acordo com o sistema do TSE, Pedro está há 16 anos em eleições da cidade. Em 2004, ele perdeu para Sinval Ferreira por 2.830 votos; quatro anos depois era o vice de Zezito, que ficou em segundo contra o mesmo Sinval; foi vereador entre 2013 e 2016; e, por fim, somou 545 votos válidos na tentativa pela Prefeitura em 2016, ficando atrás de Rildo e Ângela.

Na quinta eleição, Pedro Machado tem ao lado Hamilton Taques. O vice é aposentado, natural de Tibagi e está com 66 anos. A ficha no Tribunal Superior Eleitoral mostra que ele nunca participou de eleições anteriormente.

Veja todos os candidatos a vereador de Tibagi.

Tibagi

Candidatos à Prefeitura: 3
Candidatos à Câmara: 67
Número de vereadores: 9
População: 20.607
Eleitores: 14.142

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.