Menu
em

Tempo muda e Paraná registra ventos fortes e nuvem de poeira

Vendavais ocorreram em vários pontos do estado

Chegada da nuvem de poeira em Loanda / Foto: Roberto Pires

As chuvas chegaram a diversos municípios do Paraná nesta sexta-feira (1º), e se estendem a todo o estado neste sábado (2), de acordo com as previsões do Simepar. Após um longo período de estiagem, as precipitações eram aguardadas com ansiedade, especialmente pelo setor do agronegócio, nos Campos Gerais.

O plantio da soja e do milho precisou ser atrasado, devido à falta de perspectiva de chuvas. Isso pode afetar, até mesmo, o plantio das safras de inverno. Agora, chega um período de chuva intensa. No painel do Simepar, Ponta Grossa aparece com nebulosidade pelos próximos 10 dias. Na crendice popular, é a chamada “Enchente de São Miguel”.

Nuvem de poeira

Embora a água seja bem-vinda, em muitos casos ela veio acompanhada por estragos e fenômenos naturais que surpreendem. Há quatro dias, Ribeirão Preto (SP) registrou gigantescas nuvens de poeira. Até então, esse tipo de ocorrência era considerada rara. Mas, nos dias que se seguiram, a nuvem de poeira foi vista em várias outras cidades.

O calor intenso, associado ao tempo seco e à aproximação da chuva, fez com que a parede marrom de poeira fosse vista em Oswaldo Cruz, Presidente Prudente e Adamantina. Em alguns casos, acompanhada por ventos capazes de arrancar portões.

Nova Londrina teve nuvem de poeira / Divulgação/Whatsapp

Inauguração

Na tarde dessa sexta-feira (1º) o fenômeno chegou ao Paraná, tendo sido verificado de forma mais intensa no município de Loanda e em Nova Londrina. Em Maringá, fortes ventos derrubaram a estrutura montada para a vinda do presidente Jair Bolsonaro, em inauguração de aeroporto. Em outros municípios, o fenômeno conhecido como parélio, que consiste na refração da luz causada por cristais de gelo, chamou a atenção de populares.

Parélio em Diamante do Norte / Foto: Breno Câmara

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile