em

Temperaturas sobem e seca relativa piora no Paraná

Imagem: ANA

Houve piora na condição de seca relativa em partes do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina de acordo com levantamento do Monitor de Secas, divulgado na última semana pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e instituições parceiras. Os dados consideram o comparativo do mês de novembro com outubro deste ano.

Na Região Sul, houve agravamento da seca nos três estados em consequência de chuvas abaixo da média e aumento nas temperaturas.

Segundo o mapeamento por estado, no Paraná houve acentuação da seca, passando de seca grave para seca extrema no oeste do estado, além da intensificação da condição de seca no norte, que passou de seca moderada a seca grave devido aos desvios negativos de precipitação e piora dos indicadores.

Por outro lado, em decorrência dos desvios positivos de precipitação no leste, ocorreu atenuação, passando de seca extrema a grave. É neste quadro que se encontra Ponta Grossa e as demais cidades dos Campos Gerais. Os impactos, segundo a ANA, são de curto e longo prazo.

Estados vizinhos

Em Santa Catarina ocorreu intensificação da seca, passando de grave para extrema no oeste do estado e de moderada para grave no centro do estado, próximo à fronteira com o Rio Grande do Sul.

Já no estado de São Paulo, por exemplo, houve desvios negativos de chuva, bem como ocorrência de temperaturas mais altas do que o normal, principalmente no oeste. Em decorrência disso, na porção noroeste a seca é considerada extrema. Em parte do leste e do nordeste do estado a intensidade da seca é moderada. Nas demais áreas, a intensidade é considerada grave.

Em Mato Grosso do Sul houve aumento da área com seca grave no centro-sul e leste do estado devido às precipitações abaixo da normalidade e piora dos indicadores. Essa região especificamente contempla a divisa com o Paraná.

* Com informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.