em

Telêmaco Borba está entre as cidades mais violentas

O município de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, figura entre os mais violentos conforme índice do Mapa da Violência 2016. O levantamento, que considerou os registros de homicídios por arma de fogo, coloca Telêmaco Borba no 265° lugar no ranking nacional em incidência de assassinatos. A pesquisa levou em consideração os registros feitos em 3.383 cidades brasileiras.

O levantamento foi divulgado no fim de agosto e se baseia nos números de 2014. O estudo foi coordenado pelo professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari e coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO).

Telêmaco Borba ficou na 12ª posição estadual com a taxa média de 35,4 assassinatos por arma de fogo considerando um grupo de 100 mil habitantes. A mesma taxa é usada para calcular o índice de assassinatos das demais cidades. Na região dos Campos Gerais, Castro aparece com um índice de 15,4, enquanto Carambeí apresenta 8,1 assassinatos por 100 mil habitantes. Ponta Grossa figura na 131ª posição estadual com o registro de 7,1 homicídios por 100 mil habitantes.

No Brasil foram registrados 57 mil assassinatos em 2014, conforme o levantamento, ou seja, uma taxa média de 29 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2014.

Tentativa de homicídio

Na manhã de hoje (13), Telêmaco Borba registrou mais uma tentativa de assassinato. Sérgio da Silva, 34 anos, foi baleado na perna após uma discussão. Ele foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Conforme a Polícia Militar (PM), a vítima é dona de uma oficina mecânica e se envolveu em uma discussão sobre a posse de um terreno com funcionários do estabelecimento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.