Menu
em

Taborda assume Comando Regional da Polícia Militar, o 4º CRPM

Troca de comando foi realizada nesta quinta-feira (17), em Ponta Grossa (Foto: José Aldinan)

Foi realizada na manhã de hoje (17) a troca de comando do 4º CRPM, o Comando Regional da Polícia Militar que atua nos Campos Gerais em uma área que possui 1,7 milhão de habitantes. O tenente-coronel Edmauro de Oliveira Assunção, que estava à frente do cargo, foi para a reserva devido ao seu tempo de serviço e passou a função para o tenente-coronel Renato dos Santos Taborda.

A cerimônia foi realizada no auditório da Faculdade Unicesumar em Ponta Grossa e contou com a presença de militares e autoridades municipais e estaduais.

Em entrevista ao jornal Diário dos Campos e portal dcmais, o novo comandante destacou qual deve ser o foco de atuação da PM nos Campos Gerais a partir de agora. “A PM está sempre inovando. É normal que quem assume o comando continue com as boas ações que estão sendo feitas, mas nós vamos aproximar cada vez mais o policiamento, um policiamento mais voltado ao atendimento primário nos bairros e vilas”, destacou Taborda.

“Estamos inovando também com a patrulha rural em todos os municípios e com o patrulhamento e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Queremos ouvir a comunidade e dar respostas necessárias àqueles momentos. Cada cidade tem suas peculiaridades”, complementou ele.

Novo comandante conversou com a reportagem do DC (Foto: Julio Cesar)

Readequações e execuções

O novo comandante do 4º CRPM também comentou sobre a organização da Polícia Militar na região. “Estamos fazendo readequação do efetivo. Estamos para receber escolas novas e temos que otimizar o que já temos. O comando regional tem seis unidades e podemos movimentar policiais por um período, como já aconteceu em algumas outras situações de brigas de facções, de unidades virem de outros municípios em determinados momentos em situações pontuais para reduzir este tipo de comportamento desses marginais”, disse.

A fala de Taborda é relacionada ao aumento no número de assassinatos em Ponta Grossa, que apenas neste ano já registrou 15 homicídios, sendo 8 com características de execução – e a polícia acredita que a motivação seja uma guerra entre facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas. 

“Nós temos um grupo-tarefa com o delegado Nagib [chefe da 13ª SDP] que já deu alguns resultados. Sabemos que infelizmente alguns jovens são cooptados pela questão material por esses criminosos organizados e estamos dando resultados dia a dia, no nosso caso da PM com a presença nos bairros para evitar que os crimes aconteçam. Para nós, indiferentemente de ser criminosos ou não temos que impedir que esses crimes aconteçam, e comunidade que não tem nada a ver com essa situação não pode ser prejudicada”, enfatizou o novo dirigente do 4º CRPM.

Aproximação com a comunidade

Questionado sobre a principal necessidade atual da Polícia Militar na região, Taborda disse que é “a comunidade participar mais”. “Que delate e nos ajude a informar onde o crime está acontecendo, pois a PM está presente, mas não consegue ver tudo. Por isso o cidadão de bem não deve se sentir acuado; ele tem vários mecanismos para nos informar através do 181, disk-denúncia anônimo, o que facilita muito o trabalho da polícia, principalmente da Civil, que investiga. E a mídia faz um papel fundamental de levar estas informações ao cidadão para que ele auxilie no combate à criminalidade”, avaliou o tenente-coronel.

Troca de comando foi realizada nesta quinta-feira (17), em Ponta Grossa (Foto: Julio Cesar)

Leia também: Tenente-coronel Ginotti é o novo comandante do 1º Batalhão da PM

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile