em

Sorteio para auditoria das urnas eletrônicas acontece no sábado (28)

Neste sábado (28), às 9h, véspera do segundo turno das eleições, será realizado o sorteio das urnas eletrônicas que passarão pelos processos de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas e Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas. O evento acontece no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, situado na Rua João Parolin, 224, Prado Velho, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube.

Confira aqui um passo a passo da Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas em Condições Normais de Uso

As auditorias têm o objetivo de verificar o funcionamento, a transparência e a segurança dos equipamentos de voto. Participam do sorteio 610seções eleitorais do município de Ponta Grossa. Três seções eleitorais do município não participam do sorteio, por serem consideradas locais de difícil acesso.

Das seis urnas sorteadas, três passarão pela Auditoria de Verificação de Autenticação e Integridade dos Sistemas, que ocorre nos próprios locais de votação para verificar se as assinaturas e resumos digitais dos sistemas estão de acordo com o que é determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo é realizado por juízes eleitorais antes da emissão da Zerésima – relatório que comprova que não existem votos previamente registrados na urna eletrônica.

Para realizar a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, que testa, no dia da eleição, os equipamentos em condições normais de uso, são sorteadas outras três urnas. Estas serão transportadas para o Fórum Eleitoral de Curitiba, no Prado Velho, onde o procedimento é realizado em cerimônia pública, no mesmo dia e horário das eleições. Nas seções eleitorais de onde as urnas foram retiradas, a votação dos eleitores acontece normalmente com urnas substitutas.O objetivo desse procedimento é conferir o funcionamento correto das urnas, no que se refere à captação e apuração dos votos.

Composição

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições 2020 é presidida pelo Dr. Helder Luis Henrique Taguchi, juiz da 176ª Zona Eleitoral de Curitiba, acompanhado pela Dra. Cristina Corso Ruaro, promotora da 176ª Zona Eleitoral. Na suplência está a Dra. Adriana de Lourdes Simette, juíza da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba, e a Dra. Ângela Domingos Calixto, promotora da 174ª Zona Eleitoral.

A Comissãotambém é composta pelos seguintes servidores do TRE-PR:  Domício Prates Ribeiro Filho, Guilherme Babora do Carvalhal, Anderson do Nascimento Ferreira, Sandra Soto Rodriguez, Silvia Albuquerque Medici Metri, Fabio Henrique da Silva Skonieczny, Maria Regina Blanco Magalhães, Diogo Sguissardi Margarida, Cristiane Paula da Silva Galperin e Mariana Pirih Cordeiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.