em

Sites suspeitos aparecem em buscas antes de portal oficial da Sanepar

Foto: Arquivo

Todo cidadão que precisa emitir uma segunda via da fatura de água pela internet ou consultar o site da Sanepar tem que ficar atento: links não oficiais aparecem até mesmo antes do verdadeiro site da companhia nas buscas do Google. Os endereços suspeitos são exibidos como ‘links patrocinados’ antes do portal legítimo da Sanepar.

Leia também: Prefeitura do PR abre concurso com salários de até R$ 11,5 mil

Resultado patrocinado suspeito aparece antes de site oficial da Sanepar no Google. Screenshot obtido pela reportagem.

E para confundir ainda mais o consumidor que deseja apenas pagar sua fatura, o site suspeito é uma cópia idêntica ao portal oficial da empresa paranaense. Uma dica é tentar clicar nos links que ficam na lateral da página: nos sites de origem duvidosa, estes links costumam ser apenas figurativos e não levam para lugar nenhum. O usuário clica e nada acontece, conforme testou a reportagem DCmais/Diário dos Campos. Também deve-se ficar atento à URL: o site da Sanepar é https://site.sanepar.com.br e não outro. 

Site cópia da Sanepar: idêntico ao verdadeiro, mas os links à direita não funcionam. Screenshot obtido pela reportagem.

A assessoria de imprensa da Sanepar disse à reportagem que tem conhecimento dos sites maliciosos e toma providências para evitar danos ao consumidor: “Na busca do Google, por exemplo, é solicitado que a plataforma derrube os sites – o que nem sempre acontece de imediato, infelizmente”, informou a assessoria. 

“Por isso, temos feito alertas frequentes orientando os clientes a redobrarem a atenção para sites que não sejam o site.sanepar.com.br (com links duvidosos, com erros, com caracteres e palavras diferentes). Na dúvida, o cliente sempre deve entrar em contato por um dos canais oficiais de atendimento para perguntar ou mesmo para denunciar”, complementa a empresa.

A Google também foi procurada pela reportagem para comentar a aparição de links maliciosos nos resultados das buscas. Até o momento, a corporação não se manifestou sobre o assunto.  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.