em

SESA orienta máscara e isolamento contra varíola dos macacos

Orientação se refere a pessoas com sintomas, especialmente em atendimento nas unidades de saúde

Foto: Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional. O Ministério da Saúde instituiu um Centro de Operação de Emergências (COE) para elaboração do Plano de Contingência contra o surto de monkeypox no Brasil. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR) emitiu nesta semana uma Resolução com orientações sobre a doença. Entre as recomendações, o documento estabelece que todas as Unidades de Saúde deverão ter uma sala de isolamento para atender aos casos, e que os pacientes façam uso de máscara cirúrgica.

Máscara e isolamento

“Para reduzir a cadeia de transmissão nos serviços de saúde, deverá ter fluxo adequado da triagem para as salas de isolamento (em qualquer nível de atenção), evitando contato com outros pacientes. Em caso suspeito de Monkeypox, deverá ser disponibilizado ao usuário a máscara cirúrgica, e realizar o isolamento imediatamente (precauções padrão, para contato e gotículas) em área separada dos outros usuários, mantendo-se distância de 1 (um) metro ou mais entre eles, enquanto aguarda atendimento”, informa a resolução, com recomendações parecidas com as da pandemia de covid-19.

Além disso, caso o usuário da unidade de saúde ou hospital possua lesões de pele em áreas expostas, elas devem ser protegidas por lençol, vestimentas ou avental com mangas longas.

Confira abaixo a resolução completa:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.