em

Seis secretários do Governo Ratinho são substituídos

Foto: Reprodução/ Arte DCMAIS

Na última semana foram publicados no Diário Oficial do Estado do Paraná decretos de exoneração de seis secretários estaduais, cumprindo o prazo de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral. Deixaram de fazer parte do primeiro escalão do governo Ratinho Junior os secretários de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Marcio Nunes; de Administração e da Previdência, Marcel Henrique Micheletto; da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Saúde, Beto Preto; e de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge.

Ney Leprevost e Sandro Alex voltam a desempenhar seus mandatos de deputado federal e tentarão se reeleger. Quem assumiu a Secretaria de Infraestrutura foi Fernando Furiatti Saboia, que deixou o cargo de diretor-geral do DER. No lugar de Leprevost, assumiu Rogério Carboni.

Marcio Nunes e Marcel Micheletto, por sua vez, retomaram os cargos de deputado estadual e também devem tentar a reeleição. Para a Sedest, foi nomeado Everton Luiz da Costa Souza, que era diretor-presidente do Instituto Água e Terra. E para a Secretaria de Administração e da Previdência, o servidor Elisandro Pires Frigo, diretor-geral da secretaria, foi nomeado.

Beto Preto, que deve disputar uma vaga à Câmara Federal, foi nomeado em cargo de assessor especial da governadoria. Quem assumiu o comando da Sesa foi Cesar Augusto Neves Luiz, até então diretor da pasta.

Por fim, Valdemar Bernardo Jorge deixou a Secretaria de Planejamento, que passa a ser comandada por Louise da Costa e Silva Garnica.

“São mudanças de secretários que levam em consideração a lei eleitoral. E praticamente todas as trocas são por pessoas que já estavam nas secretarias, conhecem o trabalho muito de perto, são parte da administração estadual há algum tempo. Com isso, valorizamos a meritocracia, o trabalho de quem é técnico”, afirmou Ratinho Junior. “Reforçamos também a presença da mulher no nosso governo. A doutora Louise já vinha fazendo um belíssimo trabalho no Planejamento. Um grande quadro que temos e que agora ascende ao secretariado”, afirma o governador Ratinho Junior.

Mais

Também deixaram o Governo do Estado Mauro Rockenbach (superintendente de Diálogo e Interação Social); Daniel Vilas Bôas (superintendente de Relações Institucionais); Marcelo Rangel (superintendente de Inovação); Ricardo Maia (superintendente de Apoio aos Municípios); Marcus Tesserolli (diretor-geral da Paraná Edificações); Cláudio Palozi (superintendente da Paraná Educação); e Luis Corti (diretor de Regularização Fundiária da Cohapar). Dois novos superintendentes já foram confirmados: Fabiano Lazarino Antunes (Relações Institucionais) e Roland Rodolfo Rutyna (Diálogo e Interação Social).

Veja quem são os novos secretários de Estado:

Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes)

A nova titular da pasta é advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2001. Foi chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes entre fevereiro de 2019 e março de 2020 e, desde então, exercia o cargo de diretora-geral. Foi, ainda, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/PR entre fevereiro e julho de 2019.

Everton Souza (Desenvolvimento Sustentável e Turismo)

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná, Everton Souza ocupava o cargo de diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest. Ele também possui especialização em Traçadores Ambientais e em Gestão Municipal de Recursos Hídricos.

Elisandro Pires Frigo (Administração e Previdência)

Graduado em Engenharia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com mestrado em Engenharia e doutorado em Agronomia, Elisandro Pires Frigo era diretor-geral da Seap. Também foi coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).

Fernando Furiatti (Infraestrutura e Logística)

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialidade de Gestão Ambiental Rodoviária. Foi analista de infraestrutura e chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, além de assessor do Ministério da Infraestrutura. Ocupava o cargo de diretor-geral do DER/PR.

César Neves (Saúde)

Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é especialista em cirurgia geral e gastroenterologia pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, além de pós-graduado em Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Gestão Pública e Auditoria. Era chefe de gabinete da Sesa desde 2019.

Rogério Carboni (Justiça, Família e Trabalho)

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002), tem especialização em Direito Administrativo pelo UniCuritiba. Foi diretor-geral da Casa Civil do Governo do Estado; conselheiro de Administração do ParanaPrevidência; diretor administrativo e financeiro do Detran/PR e coordenador das Juntas Administrativas de Recursos da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba. É membro do Iprade – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.