Menu
em

Segurança para a Copa atuará com 48 bancadas de segurança

 

O secretário para Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, durante visita a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe). Da esq. para a direita: major Adilson dos Santos,o delegado responsável pela Delegacia Móvel, Clóvis Galvão, o secretário Mario Celso e o superintendente da Delegacia, Marco Aurélio Dialli. .Foto: Fernanda Castro

 

 

O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, acompanhado do major PM Adilson Santos, presidente em exercício da Coesge (Comissão Estadual da Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos), visitou nesta segunda-feira (27) as obras para a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que está sendo construído no edifício da Secretaria da Segurança Pública e que contará com 48 bancadas. 

O Centro reunirá diversas forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Civil, Federal, Científica, Rodoviária, Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Setran, Detran, Siate, Samu, Exército, Marinha e Aeronáutica. 

“As obras estão em ritmo acelerado e até o dia 6 de junho a primeira etapa estará concluída, devendo o Centro entrar em operação até o final deste ano já com testes e simulações para a Copa do Mundo de 2014”, disse o secretário. 

Uma equipe de fiscais da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, esteve em Curitiba para avaliar o andamento das obras e constatou que o cronograma está sendo cumprido. “Estamos trabalhando para qualificar este Centro Integrado como uma referência nacional de segurança pública, com salas de gerenciamento de crises, call center, sala de descompressão e sala de Centro de Operação de Rede (NOC)”, disse o capitão PM e engenheiro Ivan Ricardo Fernandes, fiscal da obra. 

DISTRITO – O secretário esteve também na sede do 1º Distrito Policial, que vai se transformar no Distrito da Copa, local para atender ocorrências envolvendo turistas estrangeiros, onde foi recebido pelos delegados Marco Antonio Lagana, Mônica Meister e Antonio Rocha. “O Distrito vai funcionar 24 horas por dia durante o Mundial, com o atendimento de policiais civis bilingues”, informou Lagana, responsável pela Comissão da Copa do Mundo na Polícia Civil. 

Acompanharam a visita no 1º Distrito Policial, além dos delegados, o superintendente Carlos Antonio de Souza, a investigadora Cristiane Cardoso e o papiloscopista e psicólogo Paulo Vaz. 

A equipe da Secopa Estadual esteve também na Demafe (Delegacia de Atendimento ao Futebol e Eventos), onde foi recebida pelo delegado titular Clóvis Galvão e pelo superintendente Marco Aurélio Bialli. 

O delegado Galvão, com grande experiência em ações dos grandes eventos, falou sobre o trabalho a ser realizado durante a Copa. “Vamos trabalhar com policiais que falam pelo menos dois idiomas. Já estamos acostumados a atuar em locais de grande concentração popular e agora estamos nos preparando para agir em casos de terrorismo ou hooliganismo”, disse Galvão. 

“Há um projeto na Secretaria da Segurança para que passemos a cuidar da fiscalização em hotéis, motéis e casas noturnas, pois estaremos recebendo um grande número de turistas estrangeiros e este tipo de fiscalização preventiva será muito importante”, concluiu.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile