Menu
em

Secretaria de Estado da Saúde exalta testagem no Paraná

O estado do Paraná apresenta atualmente a maior taxa de contágio do Brasil pelo novo coronavírus. A afirmação parte de um estudo divulgado do início desta semana e realizado por pesquisadores brasileiros de universidades e institutos de pesquisa. Os dados mostram que a disseminação da covid-19 entre as pessoas está alta no território paranaense.

Questionada sobre a taxa de transmissão da covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA/PR) informou que acompanha diariamente a ‘Taxa R’, que representa a proporção de avanço da doença. Atualmente, na teoria, cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 150 dentro do estado.

“A estimação do ‘R’ futuro para determinada localidade leva em consideração hipóteses sobre as mudanças no comportamento da população, tais como a quarentena, uso de máscaras, teletrabalho (home office), suspensão de aulas escolares, fechamento do comércio, shoppings, etc”, explica a Secretaria.

“Desse modo, é possível projetar a tendência futura da pandemia, todos os fatores acima são considerados para a análise da situação de saúde e o desenho/planejamento de ações governamentais e disponibilização de recursos para o enfrentamento da pandemia pelo coronavírus”, complementa a SESA/PR.

Segundo a Secretaria, a ‘Taxa R’ do estado é calculada com base no número de casos (testagem e divulgação de dados) e óbitos. O Laboratório de Estatística e GeoInformação da Universidade Federal do Paraná (LEG/UFPR) faz a compilação.

Ainda de acordo com a SESA/PR, o número de testes aplicados na população precisa ser levado em conta na divulgação. “O lado positivo desse fato é a indicação da alta taxa de testagem no Paraná. O Estado já possui cerca de 1 milhão de testes PCR realizados”, conclui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile