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Sebrae/PR levou pequenas indústrias paranaenses às passarelas do ID Fashion 2018

A quarta edição do ID Fashion, evento de moda que destaca novos nomes paranaenses e marcas já consolidadas, terminou nesta quarta-feira (26), em Curitiba. O evento, realizado pela Fiep e com correalização do Sebrae/PR, trouxe para Curitiba um recorte criativo e plural da moda paranaense, que de janeiro a junho deste ano movimentou US$ 5,7 bilhões. Cerca de duas mil pessoas participaram do evento.
 
Para participar do ID Fashion, as marcas passaram por uma curadoria de especialistas. Ainda, houve uma seleção para escolher cinco marcas, entre aquelas ligadas aos programas do Sebrae/PR – para desfilarem no "Top Five". Os nomes All Hunter, Carla Bergamask, Carlina Brugnera Ateliê, Milho Guerreiro e FZO levaram às passarelas minicoleções produzidas especialmente para o a ocasião. Todas ainda tiveram a oportunidade de expor seus produtos no "Living Lab&Store", uma feira de negócios que aconteceu, paralelamente, à programação.
 
A All Hunter, de Maringá, abriu a passarela com moda masculina, bem urbana, com presença de estamparia tropical em contraposição com padronagens mais clássicas, como o camuflado. De acordo com Hugo Rangel Michelan, sócio proprietário da All Hunter, a marca nasceu com um DNA country, mas, para expandir seus negócios, passou também a fabricar moda urbana masculina, com a marca Hunter Clothe.
 
"A participação no ID foi ótima para testarmos o novo estilo, que ainda não foi anunciado oficialmente, e a aceitação foi ótima. Inclusive, fechamos aqui uma parceria com um fornecedor para criar uma linha exclusiva de carteiras de couro e bonés", conta. A marca, que desde seu início, em 2015, faz consultorias com o Sebrae/PR, almeja expandir os negócios no ano que vem com moda feminina e infantil. "Começamos com o Trilha Sebrae, com consultorias nas áreas de finanças, marketing e produção, e ainda faremos outras para conquistar o Selo Fashion Business, no final do ano", planeja.
 
O Selo, de acordo com a consultora do Sebrae/PR Adriana Kalinowski, foi criado para reconhecer as indústrias que mais se destacaram no programa e, dessa forma, melhoraram sua gestão e competitividade. "O Sebrae desenvolve projetos para agregar valor ao produto paranaense, como o de Potencialização da Indústria da Moda do Paraná. Por meio dele, pequenas indústrias recebem consultorias em todos os estágios – do processo produtivo ao desenvolvimento da marca. Atualmente, existem 130 pequenas indústrias no Paraná atendidas com o Programa. A coroação disso será a distribuição do Selo Fashion Business, em novembro deste ano", explica.
 
A FZO, de Apucarana, teve destaque com a coleção Party Time ficou por conta das camisetas, que fazem alusão à temática. João Rocha, sócio da marca, lançada em março desde ano, conta que as peças que foram apresentadas no evento são inéditas e farão parte da coleção que passará a ser vendida nas próximas semanas.
 
"Mesmo com pouco tempo, o Sebrae apostou no nosso negócio dando esta oportunidade. O lançamento não poderia ser de um jeito melhor", comemora, contando que, por ser uma das poucas marcas masculinas expostas no Living Lab&Store, chamou muito a atenção dos visitantes.
 
Focada no dia a dia da mulher, a marca Carla Bergamask, de Cianorte, desfilou uma moda prática e com a cara do verão, com destaque para os florais e cores terrosas.De acordo com um dos estilistas da marca, Aldebaran Monteiro, há cerca de três anos a Carla Bergamaskpassou por uma revisão de seu estilo, que teve que se adequar às novas exigências do seu público.
 
"E estamos em constante adequação. Na semana que vem, por exemplo, começaremos a produzir uma coleção cápsula para testar no mercado peças com tecidos diferentes", revela. Além disso, conta o estilista, a empresa, que tem quatro lojas físicas, sendo três no Paraná e uma no Espírito Santo, conseguiu otimizar sua produção e estoque após uma consultoria do Sebrae.
 
Para o diretor de Operações da instituição, Julio Cezar Agostini, a presença de veículos de imprensa de mais de 15 estados para fazer a cobertura do evento mostra a visibilidade nacional que o Paraná vem alcançando como produtor de moda. "Com os projetos do Sebrae, trabalhamos para que pequenas empresas possam fazer produtos de alto valor agregado. E, ao trazer algumas delas para um evento como o ID Fashion, não só damos visibilidade, como também fazemos com que o empresário se acostume a esse ambiente, aumente sua competitividade e avance numa cadeia de valor", acredita.
 
As outras marcas que desfilaram no Top Five Sebrae foram a Milho Guerreiro, de Curitiba, e Carlina Brugnera Ateliê, de Francisco Beltrão. Inspirada em ervas da natureza, a Milho Guerreiro apresentou peças fluidas, renda sobreposta à malharia, coleção bem romântica, de saiões e vestidos. Os homens desfilaram sarja estampada e camisetas com aplicações. A moda clássica de Carlina Brugnera apresentou variações de trajes de festa, indo do branco ao nude, até chegar ao preto. Tecidos diferentes e aplicações trouxeram texturas diferentes para as roupas.

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