em

Saiba quem tem direito a desconto na tarifa da energia elétrica

(foto: AEN)

Quase oito milhões de famílias de baixa renda não estão utilizando o direito de pagar a conta de luz com descontos que podem chegar a 100%.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dos 24,9 milhões de famílias aptas a receber a Tarifa Social de Energia Elétrica (Tsee), apenas 17,05 milhões recebem o benefício, ou seja, 7,92 milhões têm o direito ao desconto mas não o utilizam.

As famílias enquadradas na subclasse baixa renda com consumo de até 30 kWh mês pagam 65% a menos na conta de luz. A segunda faixa de desconto é de 40% e é aplicada a quem consome de 31 kWh até 100 kWh mês. A terceira faixa de desconto é de 101 kWh até 220 kWh mensais, cujo abatimento é de 10%.

Quem tem direito a tarifa social?

  • Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional e cadastro atualizado há menos de 2 anos;
  • Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar de até três salários mínimos e cadastro atualizado há menos de 2 anos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento demande o uso continuado de aparelhos elétricos;
  • Quem receba o Benefício da Prestação Continuada (Amparo Social ao Idoso ou Amparo Social à Pessoa com deficiência).
  • O benefício é válido para apenas uma unidade consumidora por família.

Como solicitar o benefício?

  • Se você é o titular da sua unidade consumidora entre no site da Copel;
  • Uma vez logado na Agência Virtual, clique em “Acessar todos os serviços” e em seguida procure pela opção “Cadastro” e “Tarifa Social (baixa renda)”.
  • Você também pode fazer sua solicitação pelos totens de autoatendimento, pelo telefone ou junto a uma agência da Copel.
  • Após protocolada, a solicitação será analisada em até 5 dias úteis.

Leia mais: Saiba quais são as penalidades para quem faz ‘gato’ de energia elétrica

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.