Menu
em

Saiba quantas famílias do MST estão acampadas e assentadas no Paraná

Representantes do MST-PR levaram algumas reivindicações ao Incra estadual (Foto: Divulgação)

Atualmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PR) possui cerca de 29 mil famílias acampadas e assentadas no Paraná, segundo dados do próprio movimento.

A informação foi revelada após uma reunião entre representantes do MST-PR e a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado, na qual foram apresentadas algumas reivindicações do movimento.

Com 320 projetos de assentamento, ocupando 80 imóveis rurais, em que mais de 7 mil famílias camponesas trabalham para produzir alimentos nas comunidades de reforma agrária popular em todas as regiões do estado, o MST do Paraná entregou ao Incra um conjunto de reivindicações que refletem as demandas também das cerca de 29 mil famílias residentes nos acampamentos e assentamentos do Paraná.

A principal delas é a da consolidação e regularização das áreas. “O assentamento imediato das mais de 7 mil famílias acampadas no Paraná é a principal bandeira das lutas neste mês, ao lado da implementação de políticas de viabilização e fortalecimento da produção, do fomento às cooperativas e agroindústrias da reforma agrária popular, da retomada do programa de habitação rural e do Minha Casa, Minha Vida pelo Incra, da recuperação de estradas rurais e da assistência técnica, entre outros avanços”, aponta o movimento.

Qual a diferença entre acampamento e assentamento?

O MST considera que assentamento é um território já conquistado pelas famílias que ocuparam tal área, enquanto que acampamento é uma ocupação em estágio mais inicial.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile