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Saiba quando deve ser o retorno dos pedágios no Paraná

A data foi divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

(Foto: Arquivo DC)

O retorno dos pedágios no Paraná foi adiado mais uma vez. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) modificou, pela terceira vez, o cronograma da nova concessão das rodovias paranaenses.

Agora, de acordo com o site da ANTT, a assinatura dos primeiros contratos, de apenas dois lotes, está prevista para o primeiro trimestre de 2023. O restante deve ser fechado no segundo trimestre (saiba mais abaixo).

Atualmente o projeto encontra-se em análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A previsão é que o edital seja divulgado no quatro trimestre deste ano – após o primeiro turno das eleições – mesmo período em que a Agência prevê realizar o leilão.

Adiamentos

O retorno dos pedágios do Paraná já foi adiado outras duas vezes: inicialmente a previsão de fechamento dos contratos era novembro de 2021, assim que terminasse a antiga concessão. A primeira mudança foi anunciada já em abril de 2021, após audiência pública, determinando a nova data como 2º trimestre de 2022. Após alterações no projeto, a nova data foi anunciada como 4º trimestre deste ano – mas agora o processo deve ficar apenas para 2023.

Lotes

O leilão da concessão é dividido em seis lotes. A previsão é que os lotes 1 e 2 (alguns dos que passam por Ponta Grossa) seja assinados no primeiro trimestre de 2023 e os lotes 3, 4, 5 e 6 sejam formalizados no segundo trimestre do ano que vem.

Veja a divisão abaixo.

Localização das praças de pedágio

Tarifas

Novas tecnologias serão implementadas para cobrança e eventuais descontos a título de incentivo ao usuário para utilização de novas formas de cobrança.

Adicionalmente, incluiu-se no projeto a isenção de pagamento da tarifa de pedágio para a categoria 11 de veículos, que inclui motocicletas, motonetas e triciclos.

Além disso, foi prevista a inclusão de tarifa diferenciada entre pista simples e pista dupla, sendo a tarifa de pista dupla 40% superior ao valor da pista simples.

Também estão previstos Desconto para Usuário Frequente (DUF) e Desconto Básico de Tarifa (DBT), que é 5% de desconto na tarifa para todos os usuários do sistema automático de cobrança de pedágio.

Leia também: Praças de pedágio do Paraná sofrem ação de ladrões e vândalos

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