em

Saiba quais cidades do Paraná foram mais afetadas pelas chuvas

O temporal destelhou casas em Guarapuava (foto: divulgação)

Os fortes temporais que cobrem grande parte do Paraná desde a madrugada desta quarta-feira (4), incluindo casos de vendavais e chuvas de granizo, afetaram os serviços de fornecimento de energia elétrica, abastecimento de água e danificaram casas em diversas regiões do Estado.

As equipes da Copel e da Sanepar estão trabalhando para o restabelecimento dos serviços o mais breve possível, enquanto a Defesa Civil atua no atendimento a famílias de nove municípios que foram diretamente impactadas.

O relatório de ocorrências da Defesa Civil aponta que 540 pessoas de nove municípios paranaenses foram afetadas diretamente. Até o momento, 12 foram desalojadas e 70 casas foram danificadas, sendo 60 delas em Paulo Frontin, na região Sul.

Abastecimento

De acordo com informações da Sanepar, algumas unidades de produção e distribuição de água estão sem energia nesta quarta-feira. Em Foz do Iguaçu, a paralisação do sistema, que já voltou a funcionar, afetou o abastecimento em diversas regiões da cidade.

O temporal da madrugada também provocou a queda de energia em diversas unidades de produção e de distribuição de água de Cascavel, no Oeste. Por esta razão, poderá faltar água em todas as regiões da cidade. Não há previsão para o retorno da energia e nem para a normalização no abastecimento. No Sudoeste, pode haver desabastecimento e/ou oscilação de pressão na rede de água em Mariópolis, São Jorge D’Oeste, Honório Serpa, Pato Branco e Mangueirinha.

Energia elétrica

Nesta manhã, há mais de 700 serviços emergenciais cadastrados para atendimento na Copel, com maior volume concentrado nas regiões de Medianeira, Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel. Entre os municípios com maior número de domicílios afetados estão Cascavel (59 mil), Santa Terezinha de Itaipu (5,7 mil), Nova Prata do Iguaçu, (4,6 mil), Capanema (3,6 mil) e Foz do Iguaçu (3,5 mil).

Equipes da companhia trabalham em toda região Oeste e Sudoeste do Paraná na recomposição do fornecimento de energia elétrica afetado pelo severo temporal ocorrido na última noite e madrugada. Os ventos fortes e raios causaram danos à rede e fornecimento de energia foi interrompido a mais de 100 mil unidades consumidoras.

Em ocorrências climáticas como esta, a Copel alerta sobre a importância do cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.

Receber alertas da Defesa Civil

Os cidadãos que desejam receber os alertas da Defesa Civil relacionados às regiões onde moram podem fazê-lo gratuitamente. Para isso, basta enviar o número do CEP via SMS para o número 40199. Caso necessário, é possível acionar o serviço de emergência da Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Leia mais: Defesa Civil alerta para riscos do temporal em PG e região

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.