em

Saiba por que o Licenciamento do Veículo não virá pelo correio este ano

Foto do trânsito de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

Quem ainda está esperando receber, pelos Correios, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), deve ficar atento. A partir deste ano, o documento não será enviado para o endereço dos proprietários de veículos. É que o comprovante, emitido anualmente após a quitação de débitos e pagamentos das taxas, passou agora a ser digital. O CRLV-e pode ser baixado pelo celular através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no portal do Denatran ou por meio dos canais de atendimento do Detran-PR.

Mas não é fácil assim para todos. Consultada pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, a assessoria de imprensa do Detran-PR informou que cerca de 112 mil proprietários de veículos precisarão ir até uma unidade do Detran para obter o documento. O agendamento deve ser realizado a partir do Portal Detran/PR, que orientará o usuário num passo-a-passo. Em meio à pandemia, muitos deles podem estar sem o documento.

Essas pessoas tiveram a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) antes de 2006, e por isso não possuem um código de segurança que permita acessar a versão digital dos documentos pela internet. Após quitar as taxas e impostos, elas precisarão procurar uma unidade do Detran para gerar um código e a versão digital do CRLV. Em Ponta Grossa, cerca de 3 mil proprietários de veículo estão nessa situação.

Facultativo

Uma vez vencido esse obstáculo, o condutor pode optar pode fazer o mesmo que qualquer outro condutor: portar o documento digital ou uma cópia impressa em folha A4 do documento digital no veículo. A falta do documento não chega a gerar multa, segundo informou a PRF à reportagem. Seu porte se tornou facultativo. No entanto, o proprietário do veículo que não estiver com o CRLV-e ou com cópia impressa e for parado em área que não permita consulta on-line (sem sinal de celular, por exemplo) pode ter o veículo retido até que a consulta se torne possível. Melhor evitar o transtorno.

Sem dados

A assessoria de imprensa do Detran-PR informou que, como há vários canais de auto-atendimento, incluindo aplicativo do Denatran (CDT), não é possível saber quantos proprietários já possuem a CRLV-e e quantos estão sem o documento.

Documentos

CRLV – documento emitido anualmente, e que neste ano deixou de ser enviado pelo correio

CRV – documento emitido no ato da compra do veículo

Com o sistema digital, os dois documentos passam a ser unificados. Mais informações em detran.pr.gov.br

  • Ainda ficou em dúvida? Mande sua pergunta para o Diário dos Campos pelo whatsapp 42-9959-0286, que a gente vai atrás da resposta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.