Menu
em

Saiba para qual número ligar em casos de picadas de animais peçonhentos

Foto: Emanuel Marques da Silva/ Divisão de Zoonoses e Intoxicações da SESA

Trinta e oito novas ligações ou casos por dia: esse é o número médio de atendimentos realizados este ano pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (Ciatox-PR). De janeiro até o momento, o serviço acumulou 4.491 chamadas relacionadas a intoxicações, exposição a agentes tóxicos e acidentes por animais peçonhentos.

O centro desempenha um importante papel no apoio à saúde pública, oferecendo atendimento imediato em casos de intoxicação, informações permanentes aos profissionais de saúde e dados epidemiológicos essenciais para a vigilância efetiva.

Para que número ligar?

A unidade, que é referência em Toxicologia Clínica da Sesa para todo o Estado, disponibiliza o número 08000 410 148, sete dias por semana, 24 horas por dia, gratuitamente, sendo um recurso vital para profissionais de saúde e a população em geral.

Uma equipe de médicos, enfermeiros e estudantes de Medicina e Enfermagem trabalha em turnos contínuos para manter o atendimento disponível.

Em quais situações ligar para o Ciatox?

Os profissionais irão orientar casos de intoxicações com (medicamentos, pesticidas, produtos de higiene e limpeza em geral, cosméticos) e acidentes com animais peçonhentos.

Animais peçonhentos que mais causam acidentes no Paraná

Jararaca, Cobra Coral, Aranha (Marrom, Armadeira) e Escorpiões.

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo SESA

Leia mais: Vídeo: mulher é presa com píton asiática e arara no PR

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile