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Rodovias federais têm apenas dois pontos de pesagem de veículos no Paraná

Fiscalização sobre eventual excesso de peso costuma ocorrer em Lindoeste e Ventania

Fiscalização visa evitar acidentes e desgaste excessivo do pavimento. Foto: Divulgação / DER

Dentro de toda a malha rodoviária federal do Paraná, a fiscalização sobre eventual excesso de peso em caminhões e veículos só ocorre em dois pontos: Lindoeste e Ventania. É o que consta em levantamento feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após questionamentos do Jornal Diário dos Campos e portal dcmais, a respeito da pesagem de veículos no Paraná.

Pesagem de veículos no Paraná

Segundo o órgão, existem estruturas e balanças operadas pelas concessionárias de rodovias do Paraná até novembro de 2021, que estão sendo incorporadas ao inventário de rodovias. “Entretanto, o DNIT não fez o planejamento para utilizar essas estruturas, em virtude das restrições orçamentárias impostas a todos os órgãos do Executivo”, esclareceu, via assessoria de imprensa.

Dessa forma, o governo aguarda a nova concessão das rodovias, para que os equipamentos voltem a ser utilizados. Nesse momento, a previsão é que isso ocorra durante o segundo semestre de 2022. Enquanto isso não ocorre, o Departamento vem realizando a fiscalização sobre excesso de peso de outra forma.

“O modelo adotado pelas antigas concessionárias era o de pesagem fixa, com edificações próprias para esse tipo de fiscalização, os chamados postos de pesagem. Já o modelo do DNIT baseia-se na fiscalização móvel, com equipamento de pesagem estática”, explicou.
A pesagem de caminhões e ônibus tem por objetivo evitar que excesso de carga possa colocar em risco usuários das rodovias, em também visa reduzir o desgastes do pavimento.

Dois pontos

Dentro da atuação do DNIT, e utilizando-se de contrato existente, o órgão possui dois pontos de Unidade Móvel Operacional, chamados simplesmente de UMO. Porém, o contrato permite a possibilidade de realização de operações em qualquer ponto da malha de rodovias federais.

“Hoje possuímos duas bases operacionais para o contrato UMO, sendo uma balança operando na BR-163, no município de Lindoeste, e outra, na BR-153, no município de Ventania. Todavia, devido à característica do contrato, é possível o DNIT levar a base operacional para outros pontos da malha”, acrescenta o DNIT. A fiscalização recentemente foi realizada na BR-277, em Irati; e na última semana, também na BR-277, em Porto Amazonas.

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