em

Reserva passa a oferecer Programa de Aprendizagem do CIEE/PR

Iniciativa amplia oportunidades de primeiro emprego para jovens entre 14 e 24 anos que moram na região dos Campos Gerais

Reserva passa a oferecer Programa de Aprendizagem do CIEE/PR (Foto: Divulgação)

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) acaba de dar início ao Programa de Aprendizagem em Reserva (PR). A cidade, que já contava com o Programa de Estágio da entidade há mais de dez anos, agora também abre a oportunidade para que empresas da região cumpram as cotas obrigatórias de contratação de aprendizes e possam dar a jovens com idade entre 14 e 24 anos a chance de ingressar no mercado de trabalho.

Além de oferecer essa oportunidade aos novos talentos, o Programa de Aprendizagem conta com o acompanhamento de uma instituição com mais de 50 anos de atuação no estado. O supervisor regional do Sul do Paraná, responsável pela implementação do novo programa do CIEE/PR em Reserva, Giuliano Borges, explica que a novidade é fruto da percepção do potencial que o município apresenta. “Entendemos que Reserva é, proporcionalmente, uma das cidades com maior número de jovens no Paraná. Muitos deles desejam entrar no mundo do trabalho e nossa intenção é abrir essas portas para eles”, explica.

Já em andamento, a primeira turma de aprendizes cumpre as capacitações teóricas em serviços administrativos no modelo remoto e deve iniciar em breve, de forma simultânea, a prática junto à empresa contratante. Também segue no formato virtual o acompanhamento feito pela equipe multidisciplinar do CIEE/PR junto aos jovens, de modo a respeitar as medidas adotadas em decorrência da pandemia.

Na esteira do novo programa, a instituição busca fortalecer as relações com os empresários da cidade e aumentar o número de vagas também no Programa de Estágio. “A ideia é ampliar nossos dois programas de inserção de jovens no mercado de trabalho. Estamos em contato constante com a Agência do Trabalhador da cidade, com a Associação Comercial e outras organizações para oferecer novas oportunidades e fomentar ainda mais a economia da região”, ressalta Borges.

Disponível para pessoas que tenham entre 14 e 24 anos, o Programa de Aprendizagem também atende portadores de deficiência, sem limite máximo de idade. Cada uma das funções tem sua própria carga horária e características. Empresas interessadas em contratar por meio dessa modalidade e jovens que buscam a primeira oportunidade de trabalho devem entrar em contato com o CIEE/PR pelo site www.cieepr.org.br, telefone (42) 3423-2606 ou pelo e-mail [email protected].

Lei de Aprendizagem se consolida como porta de entrada para o mercado de trabalho

Criada no ano 2000, a Lei de Aprendizagem é um dos caminhos mais seguros para que jovens comecem a ter contato com a realidade do mercado de trabalho regulamentado. A legislação exige que empresas de médio e grande porte de todo o Brasil tenham entre 5% e 15% de seus colaboradores contratados por meio dessa modalidade. No caso das empresas de pequeno porte, a contratação não é obrigatória, mas muitas delas optam por ter aprendizes atuando nos mais diversos setores. Essa é uma forma de contribuir para o desenvolvimento social do país e proporcionar uma capacitação qualificada aos jovens brasileiros.

Para a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), Simone Paulin, “a aprendizagem tem uma relevância fundamental no Brasil porque ela quebra o ciclo de pobreza e permite que os jovens continuem estudando enquanto trabalham e ampliem as chances de cursar o ensino superior. Essa geração está sendo muito bem preparada para lidar com as novas tecnologias que o mundo do trabalho exige e a nossa entidade vem cumprindo seu papel nesse movimento de inclusão”, destaca.

Serviço

Programa de Aprendizagem CIEE – Reserva (PR)

– Inscrições pelo site: https://www.cieepr.org.br/

– Mais informações pelos telefones 0800-300-4300, (42) 3271-8079 e (42) 9-9905-3549 ou pelo e-mail [email protected]

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.