em

Rede SETI Esportes debate ações para 2014

Uma pesquisa para avaliar os hábitos de vida dos universitários será desenvolvida no período de março a setembro deste ano, nas sete universidades públicas do Estado do Paraná. Este foi um dos temas abordados na reunião dos membros da Rede Seti Esportes, que avaliou os projetos desenvolvidos durante o ano de 2013 e discutiu novas propostas para o ano de 2014. A pesquisa será realizada em consórcio, segue um protocolo internacional, e adota um modelo aplicado em diferentes países da Europa.

Francisco Paulo Trautwein, coordenador da Rede Seti Esportes destaca a importância do levantamento de informações para identificar e estudar hábitos e comportamentos relacionados à saúde em jovens universitários paranaenses. Serão pesquisados hábitos alimentares, níveis de atividade física, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de fumo e drogas ilícitas pelos jovens. “Com os resultados da pesquisa, teremos uma radiografia social que identificará os hábitos dos nossos estudantes, e poderemos trabalhar mais efetivamente em programas de promoção à saúde”, acrescentou o coordenador. A pesquisa terá a supervisão do professor Dartagnan Pinto Guedes, assessor técnico do Programa Paraná Saudável da Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná (SEET).

Durante a reunião o diretor do Instituto Paranaense de Ciências do Esporte, Antonio Carlos Dourado apresentou a programação do I Seminário Paranaense de Ciências do Esporte: “Avanços Educacionais, Tecnológicos e Alto Rendimento Esportivo”, promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) que acontecerá na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no período de 10 a 12 de abril. O evento conta com a parceria da Rede Seti Esportes.

A Rede Seti Esportes agrega representantes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná. Seu objetivo é executar atividades de formação profissional, extensão e pesquisa, além de facilitar a comunicação entre os parceiros e a promoção das ações que impulsionem a educação física e o esporte no Paraná. A UEPG foi representada no encontro pelos professores Miguerl Archanjo de Freitas Júnior e Carlos Maurício Zaremba, do Departamento de Educação Física.

Divulgação
A pesquisa irá levantar hábitos de saúde de jovens universitários paranaenses

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.