Com o prazo para entrega da declaração chegando ao final, a RFB disponibiliza mais um canal para orientação e esclarecimentos de dúvidas sobre o IRPF ao contribuinte.
Disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets, o assistente virtual está preparado para responder as dúvidas ao contribuinte relativas ao preenchimento e entrega da declaração, incluindo as diferenças e novidades do IRPF 2021 em relação ao programa do ano passado.
Para acessá-lo, será necessário obter uma nova versão do APP nas lojas virtuais Google Play e ou Apple Store. A partir daí, basta clicar no ícone correspondente, e digitar sua dúvida ou questionamento. Através de técnicas de inteligência artificial, o assistente virtual buscará responder diretamente sua pergunta ou, se não for possível, irá direcioná-lo para um menu de assuntos relacionados ao seu questionamento.
Pode acontecer de uma ou outra questão formulada ao assistente ficar sem uma resposta exata. Isso é normal. Como toda ferramenta de inteligência artificial é necessário um tempo de aprendizagem, que acontecerá diariamente.
Se você tem alguma dúvida sobre o preenchimento de sua declaração, a dica é buscar sempre a resposta no assistente virtual antes de acessar qualquer outro canal de atendimento. Ele pode orientá-lo de forma rápida e imediata.