em

PT almeja seguir no poder em São João do Triunfo

Abimael mira reeleição; Bacil (PSL) e Professor Jorge (DC) estão no páreo

Abimael do Valle (PT), Odiney Bacil (PSL) e Professor Jorge (DC)

O Partido dos Trabalhadores (PT) sofreu uma queda de 59,4% no comando de prefeituras entre as eleições de 2012 e 2016. Antes 630, o número de cidades governadas caiu para 256. E um dos municípios que pode continuar com gerência do partido está nos Campos Gerais: São João do Triunfo – a 90 quilômetros de Ponta Grossa.

Os quase 11 mil eleitores terão três opções no dia 15 de novembro. Uma é o atual prefeito Abimael do Valle, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Há quatro anos, ele também teve dois concorrentes e alcançou a chefia do executivo com 4.315 votos (47,37% dos válidos). Na gestão anterior esteve na Câmara Municipal.

Abimael nasceu em Palmeira, tem 39 anos e é advogado. Nesta eleição está coligado com outros três partidos: Republicanos, PROS e PSB. A chapa carrega o nome de ‘O trabalho para todos continua’. O vice selecionado é Geraldo Chaves Alves.

Nascido em Mostardas, no Rio Grande do Sul, o médico veterinário é o atual vice de São João do Triunfo e chegou a concorrer à Prefeitura em 2012, quando foi derrotado por Marcelo Hauagge, do PSC.

Naquela eleição também estava Olisses Bacil – pai do atual deputado estadual Emerson Bacil e tio de Odiney Bacil, que concorre à Prefeitura em 2020. Odiney está filiado ao Partido Social Liberal (PSL) na coligação ‘Unidos, renova Triunfo!’, com PSD e PSC.

Ele nasceu em São Mateus do Sul, está com 37 anos e ocupa funções na agricultura. Foi vereador na gestão 2009-2012 pelo PTB com o nome de urna ‘Bico Bacil’. Nos dois pleitos seguintes não conseguiu cadeira na Câmara.

O vice escolhido é o empresário Wilson Antônio Bedim, de 51 anos – que é sócio-proprietário de uma panificadora e mercado da cidade. De acordo com o sistema do TSE, Bedim nunca concorreu a cargos em eleições.

Outra opção em São João do Triunfo pertence ao Democracia Cristã (DC). Professor Jorge coloca o nome à disposição dos eleitores pela primeira vez. Sequer há registro de candidatura ao legislativo. O educador nasceu em Recife, Pernambuco, e está com 61 anos de idade. A chapa do antigo PSDC é pura. Ou seja, não tem coligação.

O vice definido em convenção partidária no mês de setembro é João Assir dos Santos, de 57 anos. Ele é natural de São João do Triunfo e nunca foi concorrente nas urnas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.