em

Prudentópolis recebe curso de inseminação artificial

Divulgação

A inseminação permite a evolução genética dos rebanhos

O mercado de inseminação artificial bovino está crescendo no Brasil. Para que isso aconteça de forma sustentável, a realização de cursos de inseminação é de grande importância para profissionalizar o segmento. Teve início na última terça-feira (14), no município de Prudentópolis, um curso de inseminação artificial realizado pela Alta Genetics, central de coleta, processamento e distribuição de sêmen do mundo. O evento segue até hoje (17) e conta com a participação de produtores e estudantes de agronomia. O curso está sendo ministrado no Centro de Treinamento Pecuário de Prudentópolis, localizado na Avenida Ozório Guimarães – Sindicato Rural.

O conteúdo completo das aulas capacita o participante a realizar a inseminação artificial de maneira profissional. A programação inclui: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina; passo a passo da inseminação artificial; observação de cio em gado de leite e corte; manejo do botijão de sêmen; montagem do aplicador; descongelamento do sêmen, passagem do aplicador pela cérvix; visualização em DVD do processo de coleta e industrialização de sêmen; dentre outros.

De acordo com o médico veterinário e instrutor do curso, Itamar Cosseau, o volume de vacas inseminadas no Brasil ainda é muito pequeno. “Cerca de 10% das vacas do país são inseminadas, o que é muito pouco, considerando que, em alguns países, chega a 100%”, revela. Cosseau explica que muitos produtores não sabem como realizar o procedimento e acabam contratando alguém, o que torna o processo mais caro e trabalhoso.

(Com Assessorias)

Leia a matéria na íntegra na versão impressa desta sexta-feira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.