em

Prudentópolis divulga cadastro para ajudar refugiados da Ucrânia

Cadastro é nacional, e qualquer brasileiro pode se inscrever

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis disponibilizou, a partir desta semana, cadastros para pessoas e empresas que queiram oferecer algum tipo de ajuda direcionada aos refugiados da Ucrânia, nesse momento de conflito bélico com a Rússia.

Refugiados da Ucrânia

Dois formulários foram disponibilizados on-line, um deles é específico para acolhimento de refugiados. Outro é para adesão à Comissão Nacional de Ajuda Humanitária e de Acolhimento a Refugiados – “Humanitas Brasil Ucrania”, movimento nacional direcionado a atendimento das vítimas dos ataques na Ucrânia. Esse segundo formulário inclui várias ações, até mesmo doação de roupas, alimentos e dinheiro. O Município informou que manterá o sigilo dos dados das famílias ou empresas cadastradas.

Segundo o Município, a comissão é formada por representantes da Embaixada do Brasil e da Embaixada da Ucrânia, Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Representação Central Ucraniano Brasileira, Consulados Ucranianos de Curitiba e de São Paulo, diversas associações, igrejas, empresas, instituições educacionais, poderes públicos dos estados e municípios envolvidos, principalmente Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

O Programa foi lançado a partir da publicação da Portaria Interministerial nº28 de 3 de março de 2022 (Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério das Relações Exteriores) que trata da concessão de visto temporário e da autorização de residência para fins da acolhida humanitária aos nacionais ucranianos e apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.

Mais informações em Prudentópolis

Quem quiser maiores informações pode também entrar em contato pelos telefones (42) 99917-6079 ou (42) 3908-1077. A secretária de Cultura, Nadir Vozivoda, está entre os principais articuladores dessas iniciativas no município, que tem a maior comunidade de descendentes ucranianos no Paraná. Ela diz que os cadastros permitirão determinar qual será a participação da cidade nesse movimento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.