em

Projeto para novo Serviço de Informações é enviado para Câmara

Arquivo DC

A Prefeitura Municipal de Palmeira encaminhou para a Casa Legislativa do município o projeto de lei que trata da criação do Serviço de Informações ao Cidadão (Sic). A ferramenta – que está em fase de testes – funcionará em ambiente online, disponível no endereço www.palmeira.pr.gov.br/sic, com objetivo de receber pedidos de acesso à informação, atender o público e informar sobre a tramitação de documentos.

O acesso à informação está previsto na constituição brasileira e foi regulamentado através da Lei Federal 12.527 de 2011. Através do projeto, quando aprovado e transformado em lei, Palmeira estará dentro das normativas previstas no mandamento constitucional e na Lei de Acesso à Informação (Lai).

De acordo com o projeto de lei, qualquer pessoa, natural ou jurídica poderá pedir acesso a informações através do “Sic”, para isso basta acessar o sistema e informar o nome; número de documento de identificação válido; especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; e um endereço físico e eletrônico.

Os vereadores de Palmeira devem analisar o projeto nesta terça-feira (2), quando, de acordo com informações da Câmara Municipal, acontece a primeira Sessão Ordinária de 2016. Para o prefeito, Edir Havrechaki, a ferramenta vai garantir que o cidadão possa registrar denúncias, reclamações, elogios e acompanhar processos, “como também acessar esclarecimentos quanto ao acesso de informações”, comentou.

O prefeito comentou ainda sobre o desempenho de Palmeira, que recebeu nota 6,5 do Ministério Público Federal em relação a seu portal de transparência, alcançado a 3ª posição de município mais transparente na região dos Campos Gerais. “Estamos em momento de realizações, onde disponibilizamos cada vez mais serviços para o munícipe palmeirense, através de acesso a informações, a serviços e transparência”, finalizou.?

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.