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Produtores são informados sobre investimentos para escoamento de safras

 

Representantes do setor agroindustrial de Campo Mourão e região se reuniram na noite de quinta-feira (22) com o secretário de Infraestrutura do Paraná, José Richa Filho, e com o superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, para discutir projetos e melhorias dos portos e dos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e de edificações. Este foi o terceiro encontro do programa Porto no Campo, que estreita o diálogo entre o Governo do Estado e o setor produtivo do Paraná. A reunião foi realizada no prédio da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), Noroeste do Estado.

“A melhor forma de integrar todos os modais de infraestrutura e desenvolver ainda mais o Paraná é dialogar e discutir as demandas que o setor produtivo tem em relação as nossas ações. O governo Beto Richa tem o objetivo de atender o campo, que precisa escoar suas mercadorias pelos portos paranaenses”, disse o secretário de infraestrutura, José Richa Filho. 

Ele afirmou que deve haver uma boa integração e qualidade em todos os modais. Os investimentos já somam mais de R$ 2 bilhões em relação aos modais. Os investimentos, a cargo de iniciativas privadas, para ampliar o Anel de Integração do Estado já chegam a R$ 1,5 bilhão. Outra ação destacada foi o programa de melhoria e conservação de quase 12 mil quilômetros de estradas paranaenses, com valor de R$ 840 milhões. 

PORTOS – O superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, apresentou todos os projetos de ampliação e modernização e mostrou a realidade dos portos. “É essencial ouvirmos as demandas dos setores produtivos para desenvolvermos e alavancarmos ainda mais os nossos projetos e ações”, disse Dividino. 

“A elaboração de projetos é fundamental para buscarmos recursos tanto federal quanto de iniciativas privadas para conseguirmos modernizar ainda mais os portos do Paraná”, explicou o superintendente. 

Além das obras de dragagem que permitiram que o porto voltasse a escoar seus produtos de forma plena, o Governo do Paraná está finalizando agora o processo licitatório para a compra de quatro novos carregadores de navios. Serão investidos cerca de R$ 67 milhões em recursos próprios nos guindastes que irão possibilitar um ganho de produtividade de 30% no Corredor de Exportação.

Para a próxima safra, a administração dos portos está trabalhando em obras de melhorias no pátio de triagem. Já foram desapropriadas áreas no entorno do atual pátio. Com isso, o local terá sua capacidade duplicada, conseguindo atender até dois mil caminhões simultaneamente.

DIÁLOGOS – O setor produtivo de Campo Mourão aprovou a iniciativa do Governo do Paraná em possibilitar o diálogo. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), Marcelo Chirole, trazer a discussão sobre os portos e de mais modais de infraestrutura para o interior é essencial. “Nós, que trabalhamos com agricultura, dependemos muito da infraestrutura que o Paraná oferece. É de extrema importância este diálogo para entendermos o sistema. Além de melhorar o escoamento, a boa infraestrutura e interação melhoram o desenvolvimento do município”, disse. 

Para o presidente da Agroindsutrial Cooperativa (Coamo), José Aroldo Gallassini, o Porto no Campo é uma iniciativa que serve de exemplo para outros governos do país. “A sociedade tem o direito de saber as ações que estão acontecendo no seu Estado. Esta é uma bela iniciativa do governo Beto Richa que mostra se preocupar com as nossas demandas e dúvidas”, disse. 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (Simp), Roland Schurt, destaca que a conversa com o Governo do Estado abre portas para o desenvolvimento do escoamento de produtos. “Esse é o primeiro encontro que participo e já pude perceber o quão importante é haver a conversa entre nós e os governantes. Com diálogo e bons projetos e obras, o Paraná aumenta a sua competitividade fora do Estado”, explicou. 

A prefeita de Campo Mourão, Regina Dubai, salientou a importância da conversa e as parcerias entre município e Estado. “Precisamos de um sistema adequado e eficiente na infraestrutura do Paraná e por isso somos parceiros nesse desenvolvimento do Estado”, disse. 

PORTO NO CAMPO – O projeto Porto no Campo foi lançado, em Maringá, no último dia 14 de maio. Depois dessa reunião em Campo Mourão, os próximos encontros serão em Londrina, Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa.

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