em

Prefeito e vice acusados de compra de votos via Pix são cassados

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral de Fazenda Rio Grande, cidade da região metropolitana de Curitiba (RMC), cassou o mandato do prefeito e do vice-prefeito de Agudos do Sul, também município metropolitano (RMC), em ordem judicial expedida na noite desta terça-feira (7). Jesse da Rocha Zoellner (Progressistas) e Antônio Gonçalves da Luz (PSD), denunciados por compra de votos via Pix, devem deixar os cargos imediatamente. A decisão cabe recurso.

No documento em que mostra os argumentos pela cassação, o juiz eleitoral Thiago Bertuol de Oliveira cita o art. 41-A da Lei nº 9.504/97 e art. 22, inciso XIV, para declarar inelegíveis os políticos por oito anos. Além disso, ambos foram condenados a pagar muita de R$ 10 mil.

“(…) há sérios, concretos e relevantes indicativos da compra de votos também entre 26 de março de 2022 e 03 de abril de 2022 pelo investigado JESSE DO ROCHA ZOELLNER, por transferências bancárias (PIX) de diversas quantias, como se extrai da prova documental (…) A conclusão judicial formada da análise fria dos presentes autos é de que, sem dúvidas, quase a totalidade dessas transferências tinham o intuído de cooptar apoio de 25 famílias para votarem no candidato pagante JESSE DO ROCHA ZOELLNER, frente às consideráveis provas coletadas”,

diz trecho da decisão tomada pelo juiz eleitoral Thiago Bertuol de Oliveira.

Leia a matéria completa no portal Banda B, parceiro do DCmais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.