em

Prefeito de Castro faz balanço do primeiro ano de governo

A poucos dias de encerrar o primeiro ano do terceiro mandato, o prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior, destaca que foi um ano de muito trabalho, superação e conquistas. Ao assumir a Prefeitura em janeiro, uma das primeiras providências foi cortar custos e pagar as dívidas na busca do equilíbrio financeiro do município.

Entre as medidas, a redução do número de secretarias de 16 para 11 e promoção de ajustes para aumentar a arrecadação, como não refinanciar as dívidas dos contribuintes. Em novembro, a Prefeitura reduziu em 20% os salários dos comissionados, do prefeito, vice-prefeito, secretários e dos funcionários com funções gratificadas, além de lançar o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para servidores efetivos.

A economia para os cofres públicos permitiu o pagamento da dívida em poucos meses. Em setembro a Prefeitura quitou a primeira parcela do 13º Salário, o terço de férias dos professores e baixou o índice da folha de pagamento para 53,88% em outubro. A segunda parte do décimo terceiro foi paga no dia 15 de dezembro. "Iniciamos a gestão com dívidas e o índice da folha de pagamento acima do permitido. Fizemos ajustes, economizamos e estamos conseguindo deixar a casa em ordem", diz.

A falta de manutenção da frota de maquinários foi outro desafio vencido. A Prefeitura realizou investimentos e melhorou toda a frota de veículos, conseguindo ampliar os serviços de manutenção de vias. As estradas rurais receberam atenção especial com a criação de duas equipes emergenciais, através da Secretaria Municipal de Interior, para trabalhar permanentemente nessas áreas.

Futuro

Já no início do ano começam as obras de saneamento no bairro Nossa Senhora das Graças e em seguida será feito o asfalto. Nos bairros Morada do Sol, Araucária, Bom Pastor e Arapongas será feita a restauração do pavimento. Também estão previstas entrega de quadras poliesportivas, construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Jardim Alvorada, reforma em várias escolas e projeto para construção da nova rodoviária, além de outros investimentos.

A Prefeitura vai investir R$ 1,5 milhão em compra de maquinários e está pleiteando junto aos governos uma grande obra para o interior. “O primeiro ano foi difícil, mas com trabalho e dedicação conseguimos terminar com as contas em dias e com investimentos em várias áreas. Os próximos serão melhores. Vamos continuar trabalhando e buscando recursos para melhorar cada vez mais nossa cidade”, finalizou.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.