Menu
em

Praias: saiba os pontos próprios para banho no Paraná

Antes de fixar o guarda-sol na areia, confira o boletim do IAT sobre a qualidade da água

Foto: Jaelson Lucas/ANPr

O primeiro boletim de balneabilidade desta temporada no Paraná foi anunciado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Água e Terra (IAT). A análise da qualidade da água indica pontos próprios e impróprios para banho e para a prática de esportes aquáticos em 66 locais monitorados do Litoral e em praias de água doce das Costas Oeste e Norte do Estado. Desses, 63 são próprios para banho no Paraná, e três são impróprios. Confira o mapa, abaixo, para não errar na hora de fixar o guarda-sol:

Clique no mapa para acessar o mapa interativo do IAP

Pontos próprios para banho no Paraná

O boletim também indica os 10 pontos de foz dos rios no Litoral, que chegam ao mar sempre como impróprios, pois drenam áreas urbanas. De acordo com a análise realizada pelo órgão ambiental, o Litoral tem apenas dois pontos impróprios: Ponta da Pita e o Porto de Cima, localizados em Morretes e Antonina.

Todas as praias de água doce da Costa Oeste estão próprias e a única praia monitorada no Norte, localizada no Terminal Turístico do rio Paranapanema, no município Primeiro de Maio, está imprópria para banho e prática de esportes.

Periodicidade

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba.

Ao longo desta temporada de verão, serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval. Segundo a bióloga do laboratório de microbiologia do IAT, Beatriz Ern da Silveira, a análise procura a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.

Bandeiras

“Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha. É importante que os banhistas se atendem a isso, porque indica onde existe contaminação da água. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros”, disse. (As informações são da AEN)

Leia também

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile