Menu
em

PR quer estender ações antitabagistas a 111 municípios

Paraná é o representante da região sul para ações de controle do tabaco Foto: SESA-PARANÁ

O Governo do Estado pretende estender o Programa de Cessação do Tabagismo a 111 municípios que ainda não possuem ações voltadas a essa finalidade. De acordo com dados divulgados nesta semana, o programa já atinge 288 cidades (72%) que têm, pelo menos, uma equipe capacitada para o tratamento do tabagismo, seja na Atenção Primária em Saúde ou na Atenção Especializada. A intenção agora é ampliar os esforços para todo o Paraná.

Tabagismo no PR


Nesse sentido, o Paraná é um dos cinco estados brasileiros escolhidos para aprimorar as políticas públicas existentes para o controle do tabaco no Brasil. O Estado representará a Região Sul para a expansão das ações no âmbito epidemiológico e legislativo do tabagismo. Para o desenvolvimento do plano de ação, começou nesta segunda-feira (23), em Curitiba, a Semana Mundial sem Tabaco 2022, que tem como tema este ano “Ajude a proteger a saúde e o Meio Ambiente. Não permita que a nicotina faça parte da sua vida!”.


Até a próxima sexta-feira (27), haverá uma série de reuniões e atividades para o fortalecimento de ações para o controle do tabaco no Paraná, que deverão ser replicadas para outros estados. Participam do encontro equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Instituto Nacional de Câncer (Inca), da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A semana termina em 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco.


Em 2019 o programa atendeu 10.065 usuários de tabaco; em 2020, foram 3.641 e, no ano passado, 6.475 usuários. A redução leva em conta a pandemia de covid-19. A Secretaria da Saúde, por meio de Educação Permanente, também promove a capacitação dos profissionais da saúde para manutenção e ampliação das equipes municipais de atendimento ao tabagista.

Em 2021 foram capacitadas 675 pessoas das equipes multiprofissionais para cessação do tabagismo e 209 profissionais das áreas da saúde e educação, referente à prevenção da iniciação ao uso do tabaco.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile