em

PR já soma 174 erros de imunização por troca de vacinas da covid

(Arquivo DC)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) já soma 174 casos registrados no Paraná por erros de imunização por troca de vacina da covid-19. A primeira situação foi registrada em 25 de janeiro, mês em que as primeiras doses chegaram ao Estado. Os erros de imunização ocorrem quando as pessoas que deveriam receber duas doses do mesmo imunizante acabam sendo vacinas com marcas diferentes.

Ponta Grossa registrou seu primeiro caso de evento adverso no final do mês de março quando a idosa T. J., 81 anos, recebeu duas vacinas de fabricantes diferentes. No começo de março, ela recebeu a primeira dose do imunizante Astrazeneca e ao final do mesmo mês ela voltou a ser imunizada com uma dose da vacina Coronavac. O caso tornou-se público na última semana após manifestação do filho da idosa que contou a situação aos veículos de comunicação e disse estar preocupado com a saúde da mãe.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou o caso e informou que encaminhou uma notificação à Sesa-PR. “É necessário aguardar o parecer do Estado para definir qual será a finalização do esquema vacinal desta senhora”, garantiu. A FMS disse ainda que o vacinador é orientado a verificar a carteirinha de vacina quanto ao imunizante que deve ser aplicado no momento da vacinação.

A Sesa-PR destacou que todos os casos considerados erros de imunização são notificados e acompanhados pelo Município, Estado e Ministério da Saúde. “O acompanhamento é feito a partir de uma notificação no sistema eSUS Notifica e investigação do caso pelo Município. Em seguida vai para análise de nível estadual e monitoramento das esferas Município, Estado e União”, informou a pasta. O Paraná contabilizou até o momento 131 trocas da vacina Coronavac/Butantan e 43 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.