Menu
em

PR irá liberar R$ 54 bilhões para empresários do agronegócio

(Foto: Ari Dias/AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentam nesta terça-feira (15), as ações do Plano Safra do Paraná para agricultores, empresários e entidades do setor.

São R$ 54,3 bilhões disponíveis, oriundos de diversas fontes, entre elas o Banco do Brasil, cooperativas de crédito e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Esse pacote de incentivo é destinado a custeio e investimentos dos agricultores familiares e dos médios e grandes agropecuários. É a maior disponibilidade de recursos da história para o setor, de acordo com informações do governo estadual.

Ratinho Junior ainda deve anunciar novidades do programa Banco do Agricultor Paranaense. Uma delas é que o Estado vai assumir 100% dos juros dos empréstimos contraídos por propriedades comandadas por mulheres cadastradas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O Estado também vai arcar com os juros de financiamentos para investimentos em energia renovável, seja solar ou de biomassa, e irrigação para todos os integrantes do Pronaf, além de subsidiar parte dos juros de investimentos de médios e grandes empresários.

O Governo do Estado ainda vai detalhar as novidades dos programas estaduais para o setor, como o Compra Direta, Coopera Paraná, Leite das Crianças e investimentos em estradas rurais, além de anunciar um programa de proteção de nascentes de água em propriedades agrícolas e apresentar o balanço social das ações do IDR-Paraná.

Leia mais: Caderno Safra Verão 2023

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile