em

PR é segundo estado com mais transplantes de órgãos

Foto: UEPG

O Paraná, com 1.813 registros, é o segundo estado do país que mais realizou procedimentos de transplante de órgãos em 2021, segundo dados do Ministério da Saúde. Essa unidade da federação fica atrás apenas de São Paulo, que lidera com 9.087 procedimentos, quase um terço dos 23.518 transplantes registrados no país no ano passado.

O estado também ocupa a segunda posição nacional entre os doadores efetivos. Ao todo, 412 doadores efetivos foram registrados no Paraná em 2021, posicionando o estado apenas atrás de São Paulo, que teve 995 registros no ano passado.

É importante ressaltar que um único doador de órgãos pode salvar até oito vidas. Isso porque ele pode vir a doar coração, pulmões, fígado, intestino, pâncreas e rins. Além dos órgãos, tecidos como a córnea, pele, ossos e valvas cardíacas também podem ser doados.

Além de São Paulo e do Paraná, outros cinco estados fecharam 2021 tendo realizado mais de mil procedimentos de transplantes no país: Minas Gerais (1.664), Rio de Janeiro (1.549), Ceará (1.485), Pernambuco (1.358) e Rio Grande do Sul (1.104).

Em relação ao número de doadores efetivos, os estados do Rio de Janeiro (304), Santa Catarina (294), Minas Gerais (211) e Ceará (198) completam a lista dos estados com mais registros no ano passado.

Maior do mundo

O Brasil é dono do maior programa público de transplantes do mundo, realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). O país é, ainda, o segundo que mais realiza o procedimento, em números absolutos. O transplante é garantido a toda a população por meio do SUS, que é responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos procedimentos no país.

Campanha

No mês passado, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos de 2022, cujo tema é “Amor para superar, amor para recomeçar”. Estão previstas inserções em TV. rádio e lugares de grande circulação de pessoas, portais online e redes sociais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.