em

Portos do Paraná batem recorde anual de movimentação

Foto dos Portos do Paraná
Foto: AEN

Nunca os portos do Paraná movimentaram tanta carga como em 2021. O ano passado bateu recorde histórico de movimentação anual, chegando a 57.345.800 toneladas carregadas e descarregadas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. E os dados são preliminares, já que foram levantados às 17 horas da última quinta-feira (30/12).

No ano anterior, que até então carregava o título de recordista, o total foi de 57.338.001 toneladas.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressalta a contribuição da gestão portuária paranaense e o trabalho das empresas e operadores que investem e confiam nos portos do Paraná. “Os números só vêm para confirmar e coroar o trabalho exaustivo da melhor gestão portuária entre os portos públicos do Brasil. Esse é o resultado que alcançamos com uma comunidade portuária que trabalha integrada pelo desenvolvimento do Paraná”, afirma o secretário.

Números

Considerando a movimentação mensal, em dezembro de 2020 os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 3.777.259 toneladas de carga. Em 2021, até o dia 30 de dezembro, foram 4.267.933 toneladas – cerca de 13% a mais.

Dezembro de 2021 também vai fechar com a maior movimentação mensal da história para os mesmos 31 dias, como destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Segundo ele, apesar dos últimos dados mensais de fechamento registrarem queda, principalmente entre os granéis sólidos de exportação – em especial no milho e na soja, por questões climáticas e de mercado – o novo recorde se deve ao acréscimo obtido nos demais segmentos.

“Principalmente na Carga Geral, tanto na importação quanto na exportação, mas também entre os granéis líquidos e na descarga dos fertilizantes, que são granéis sólidos de importação”, comenta o executivo da empresa pública sobre os dados de 2021.

Leia também: Portos do PR investe cerca de R$ 162,6 mi em obras e projetos em 2021

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.