Segundo o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, os resultados obtidos decorrem do comprometimento de todos os integrantes do sistema envolvidos no esforço para agilizar as operações. Os importadores conseguiram melhorar consideravelmente a logística de escoamento do fertilizante, liberando espaços na retroárea e tornando mais rápida a descarga nos terminais. A cooperativa de transportes também contribuiu com a agilidade no fornecimento de caminhões para o transporte das cargas.
O conjunto de medidas anunciado pela Appa não surtiria efeito sozinho. O comprometimento de todos os atores é o principal responsável pelo ganho que temos conseguido obter, afirma Luiz Henrique Dividino.
NÚMEROS No mês de junho, foram importados pelos portos do Paraná 718 mil toneladas de fertilizantes, um volume 8% superior ao registrado no mesmo mês em 2011. O aumento ocorreu apesar da chuva, que paralisou as operações em cerca de 15 dias no mês de junho.
No acumulado do ano, a movimentação de fertilizantes ainda apresenta queda de 14% no comparativo com 2011, reflexo do recuo nas exportações verificado nos primeiro quadrimestre, fruto dos bons estoques do setor e a alta do dólar, que postergaram o início das importações do produto. Neste primeiro semestre, já foram importados 4 milhões de toneladas do produto.
MEDIDAS Para atender à crescente demanda dos navios de fertilizantes a Appa destinou, além dos dois berços preferenciais para fertilizantes, outros três alternativos para o recebimento do produto. Somam-se a estes berços os dois no Porto de Antonina, que também estão recebendo navios de fertilizantes, e o berço exclusivo da Fospar.
As novas normas da Appa ditam que os navios que atracam nos berços alternativos têm o direito de concluir a operação de descarga antes da atracação do navio preferenciado para aquele berço. Antes desta norma, os navios de fertilizantes eram obrigados a desatracar com a chegada do navio preferencial para aquela vaga. Fora isso, todos os operadores tem que apresentar produtividade mínima de descarga de seis mil toneladas por dia. Caso a produtividade não seja cumprida, o navio é desatracado.