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Ponte da Integração, que liga Brasil ao Paraguai, está concluída

Foto: Divulgação

Com obras iniciadas em agosto de 2019, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, está 100% concluída. É o que indica, pela primeira vez, o boletim mensal do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pela fiscalização da obra.

Ponte da Integração

No relatório de junho, o Consórcio Ponte Brasil Paraguai (construtoras Única, MPB e RMG) ainda citava 99,64% de execução, com investimento de R$ 235,2 milhões. Já no atual boletim, referente ao mês de julho, a informação é a de que “a obra atingiu 100% de execução, com investimento de R$ 238.203.821,75”. O dinheiro é procedente da diretoria brasileira de Itaipu.

O documento descreve que, nos últimos 31 dias, “foram realizados os serviços finais de acabamentos nas barreiras do tipo New Jersey, assim como limpeza geral no tabuleiro”.

Obras

Além disso, “foram concluídas as atividades nas duas Plataformas de Inspeção e Manutenção. Com isso, foi possível realizar o trajeto através de trilhos longitudinais fixados na estrutura metálica, e, consequentemente, executar o teste hidrostático para a tubulação de drenagem pluvial”.

“Com o fim das atividades nas obras da ponte, finaliza-se a desmobilização das equipes, materiais e equipamentos do canteiro de obras”, cita o documento. A data de liberação da ponte ao tráfego de veículos e pedestres, contudo, ainda segue indefinida, pois depende da conclusão das obras de acesso no Brasil e no Paraguai.

Perimetral Leste

No Brasil, a ligação entre a nova ponte, a Ponte Tancredo Neves (fronteira com a Argentina), a BR-469 e a BR-277, será feita pela Rodovia Perimetral Leste, anel viário com cerca de 15 quilômetros de extensão, projetado para conectar as vias e retirar o tráfego de caminhões da área central de Foz do Iguaçu.

Até junho, o índice de execução das obras era de 22,66%, com R$ 23,6 milhões em desembolsos. Já o relatório de julho cita 24,7% de conclusão (diferença de 2%), com investimento aproximado de R$ 25,7 milhões (R$ 2,1 milhões a mais).

“Em julho, os serviços de pavimentação da linha geral ficaram concentrados entre o trecho da estaca 33 (após a Galeria da General Meira) e a estaca 136 (próximo à Avenida Mercosul), com lançamento de duas camadas de pavimentação e mais uma camada de capa asfáltica final, com adição de borracha ao ligante”, descreve o documento.

Leia a matéria completa no portal H2Foz, parceiro do DCmais.

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