em

PF cumpre mandados no Paraná, inclusive em Palmeira

Objetivo é coibir o contrabando de cigarros do Paraguai.

Operação Expansão / PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (30) a Operação Expansão e cumpre mandados no Paraná. O objetivo de desarticular um grupo responsável pela comercialização de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Cerca de 30 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão, sendo seis mandados no Paraná (Cafeara, Jandaia do Sul, Palmeira e Umuarama) e um no estado de São Paulo (São Pedro).

A presente operação é um desdobramento de outras ações da PF em investigações realizadas a partir de flagrantes crimes de contrabando de cigarros estrangeiros ocorridos na região dos Campos Gerais.

Com as ações executadas em operações anteriores, a Polícia Federal procedeu com a análise de materiais apreendidos, bem como o cruzamento de informações em bancos de dados, levando-se à descoberta de outros envolvidos, fornecedores e clientes ligados ao contrabando de cigarros.

As análises preliminares realizadas pela Polícia Federal indicaram inclusive que um dos investigados estaria expandindo suas atividades ilícitas para a comercialização de explosivos.

Tais descobertas motivaram representação pela expedição de mandados de buscas e apreensão, nesta data cumpridos.

Produto mais contrabandeado

Nova pesquisa do Ibope Inteligência/Ipec aponta que, em 2020 a ilegalidade respondeu por 49% de todos os cigarros consumidos no Brasil. O índice é inferior aos 57% registrados em 2019, quando o mercado ilegal de cigarros alcançou o patamar mais alto.

A queda se deve à elevação do dólar provocada pela pandemia, que aproximou o valor do cigarro contrabandeado do cigarro legal, que, no Brasil, tem o preço mínimo definido por lei de R$ 5.

Dos cigarros consumidos no país no ano passado, segundo o levantamento, 38% foram contrabandeados principalmente do Paraguai e 11% foram produzidos no Brasil, por fabricantes classificados como devedores contumazes, que fazem do não pagamento de impostos o seu negócio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.