Menu
em

Peixe pode entrar no cardápio da merenda escolar do PR

Dep. Luiz Fernando Guerra, autor do PL que pode garantir a inclusão de peixe na merenda escolar de mais de 1 milhão de crianças e adolescentes. Foto: Pablo Maestá.

Apesar de o Paraná ser o maior produtor de pescados do País, uma parcela significativa da população ainda não tem o hábito de consumi-lo. No entanto, o consumo ainda não faz parte da rotina da maior parte da população, seja por hábito ou pelo valor mais elevado. Por isso, o peixe pode entrar no cardápio da merenda escolar do estado.

Merenda escolar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de peixe seja de 12 quilos por pessoa ao ano. Uma das alternativas para a mudança desta realidade está na inclusão do peixe nas refeições oferecidas pelas escolas às crianças e adolescentes.

Peixe no Paraná

No Paraná esse movimento já existe e é liderado pelo Deputado Estadual Luiz Fernando Guerra. O parlamentar defende que o peixe precisa ser uma opção na alimentação dos jovens. O projeto de lei de sua autoria está em tramitação e a carne de peixe poderá fazer parte das refeições de aproximadamente 1,1 milhão de alunos da rede pública de ensino.

“A introdução da carne de peixe e seus derivados pelo programa de alimentação escolar é uma forma de diversificar os produtos oferecidos no cardápio da merenda (…). Além disso, a iniciativa também pode estimular os pequenos produtores do estado que investem na psicultura”, destaca Guerra.

Proposta

A proposta de Luiz Fernando Guerra estipula que a carne de peixe deve ser servida ao menos uma vez por semana, respeitada a cultura alimentar, o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região. A ideia é que o nutricionista responsável pelo cardápio determinará qual o melhor momento e forma para servir o alimento. Caso o calendário não seja cumprido, a escola terá suspensão da transferência de recursos para aquisição local de produtos para a merenda.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile