Menu
em

Paróquia Menino Jesus reabre Matriz nesta semana

Foto: Divulgação

Depois de pouco mais de cinco meses em obras, a Matriz da Paróquia Menino Jesus, em Reserva, será reaberta aos fiéis, na próxima quinta-feira (2) às 19h. Nesse período as celebrações estão sendo realizadas até quarta-feira (1) no Salão Paroquial, que fica ao lado da igreja. A pandemia não afetou o cronograma.

A Matriz modernizada faz parte de um amplo projeto de revitalização de locais importantes da paróquia, iniciados em 2016.  Começou com o Centro de Formação de Evangelizadores (Ceforme) entregue em 2018, passando pelo Salão Paroquial em 2019 e por último a Matriz agora, autorizados pelo Conselho de Assuntos Econômicos (CAE) e líderes pastorais.  A verba de cada projeto veio do Dízimo e doações avulsas. No caso da Matriz ainda não está fechado o orçamento final.

‘’Não temos ainda um fechamento de tudo o que foi gasto. Todo o recurso veio do dízimo e ofertas, além de doações, que nossos fiéis constantemente fazem. Aliás, a Igreja é a casa da comunidade, então é o próprio povo ajudando a restaurar a Casa de Deus que é também a sua própria casa. Foram muitas pessoas envolvidas: os que trabalharam com gesso e drywall, também os pedreiros, os pintores, os do granito, a arquiteta, os do metal, da limpeza, bem como todo o amparo do Conselho de Pastoral e Econômico’’, comentou o padre Fábio Sejanoski, atual pároco.

A paróquia contratou a arquiteta Juliane Cleto Pacheco Kossemba, da cidade de Ponta Grossa, especialista em locais sacros. Ela conta um pouco do processo. ‘’O início das intervenções em templos é marcado sempre pelo conhecimento do lugar, pelo relacionamento com as pessoas que o frequentam e o mais importante pelo respeito com a “casa sagrada” de tantos. Assim, separei um dia inteiro desse processo para me deslocar até a cidade de Reserva e sentada em um dos bancos da igreja, pude observar a movimentação dos fiéis, que horas iam, para onde se dirigiam, quais santos de devoção, como rezavam, quantas pessoas passavam por lá. Qual não foi meu espanto a encontrar um povo extremamente piedoso, uma igreja viva, uma “casa” de muitos; fato que aumentou muito a minha responsabilidade no processo projetual e a partir daí aquele templo passou a ser a minha casa também’’, analisa.

As principais modificações estão na construção de uma Pia Batismal, troca de instalações elétricas, as lâmpadas laterais foram substituídas por LED, as ilustrações da Via-Sacra serão outras, os ventiladores, o altar será novo e com novo ambão [lugar em que Proclama a Palavra de Deus], além do novo desenho da escultura da Bíblia, que fica o Presbitério. A cruz com Jesus crucificado no alto passou por uma restauração e segue a mesma.

Resumo histórico

A primeira Matriz foi construída com madeiras em 1948. Em 1964 foi erguida no mesmo lugar a atual estrutura.

”Esta construção é antiga e junto com ela vem a história de um povo junto com os freis que trabalharam aqui antes do ano 2000. Portanto, fazer uma reforma em algo histórico é delicado. Tomamos o cuidado para não destruir nada, mas ao mesmo tempo repaginar e trazer o belo e o harmônico para que possamos continuar celebrando a memória do Senhor. O ser humano é sensitivo por natureza, por isso a Igreja católica faz uso da arte concreta aos nossos olhos para nos ajudar a se encontrar com Deus. Desejo que toda a comunidade de Reserva se utiliza deste lugar, a Igreja Matriz, como o grande lugar para rezar, para silenciar, para cantar e falar com Deus’’, conclui padre Fábio Sejanoski.

A Pascom da Paróquia Menino Jesus irá transmitir no Facebook [facebook.com/pmjreserva e no Youtube, no canal ParoquiaMeninoJesusReserva] às 19h, na quinta-feira (2).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile