O 13º salário começará a ser pago em 30 de novembro. O dinheiro extra já tem destino certo, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Fecomércio PR e do Sebrae/PR. Segundo a pesquisa, 40,5% dos assalariados vão usar o 13º para o pagamento de dívidas, percentual inferior aos 46,6% que utilizariam o abono para quitar seus débitos no ano passado.
Outro destino será fazer um reserva ou investimento financeiro, para 36% dos paranaenses. Os que vão usar o dinheiro para a compra de presentes correspondem a 27,3%, parcela bastante superior aos 16,2% que utilizariam o 13º salário para compras em 2022. Há quem utilizará o valor para viajar, com 22,7% de citações, o maior percentual da série histórica da sondagem para essa destinação.
“A utilização do 13º salário para a compra de presentes e em viagens e turismo cresceu com relação ao ano passado, evidenciando uma propensão de consumo maior do paranaense este ano”, avalia o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.
Segmentação por gênero
A sondagem mostra também que as mulheres vão utilizar o 13º salário principalmente para o pagamento de dívidas, com 42,9%, e depois para fazer uma reserva ou investimento financeiro, com 31,6%.
Já entre os homens, a principal destinação será a poupança ou investimento, com 41,3%, e na sequência a quitação de dívidas, com 37,6%.
Leia mais: Confira em quais ruas a Caravana da Coca-Cola irá passar em PG