em

Paranaense é selecionado para pós-graduação em música nos EUA

Foto: SETI

Aluno de ensino público até a graduação no ensino superior, o paranaense Mario Henrique Rasoto Batista, da área rural de Tunas do Paraná, município distante 85 quilômetros de Curitiba, é um exemplo da transformação social que as políticas públicas podem promover. Ele é bacharel em Música pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e vai viajar para os Estados Unidos no sábado (5) para cursar mestrado em música na Universidade da Dakota do Norte, que é referência na área.

Ele tem 23 anos e é filho de pequenos produtores rurais. O primeiro contato com a música ocorreu por meio do projeto sociocultural Cordas do Iguaçu há dez anos, o que despertou a vontade de estudar e se especializar na área e onde virou até professor. Formado em 2021 na instituição de ensino superior estadual, o músico se especializou em viola, instrumento que se tornou um ferramenta de trabalho, e depois voltou a contar com apoio da universidade para carimbar o passaporte.

“Em 2013, quando ingressei no projeto, assisti o professor tocar viola eu gostei muito, foi realmente amor à primeira vista. É algo bem incomum porque a maioria inicia no violino e depois de anos passa para a viola. Fui direto para a viola com 13 anos na época”, conta.

Durante os três anos do ensino médio, cursados no Colégio Estadual do Paraná (CEP), ele atuou como músico convidado na Orquestra Sinfônica da Unespar e retornava a Tunas aos finais de semana para seguir estudando música no projeto. Pouco depois engatou passagens pela Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e obteve aprovação, também, para atuar na Sinfônica Heliópolis, em São Paulo, mas o projeto foi interrompido em razão da pandemia.

Além disso, nesse período de formação, se apresentou em shows com Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença, Ivan Lins e Daniel, entre outros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.