em

Paraná não vai expandir 4ª dose contra covid sem receber aval de Brasília

Agência Estadual
Foto: Arquivo / AEN

Diferente de São Paulo, que está liberando a segunda dose adicional (4ª dose) da vacina contra covid para todos os adultos acima de 18 anos, o Paraná não pretende tomar medidas por conta própria para expandir a imunização. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (SESA-PR) nesta quarta-feira (10) após questionamento da reportagem do DCmais.

De acordo com o órgão, a expansão só vai acontecer quando o Governo Federal, em Brasília, autorizar. “O Paraná segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Neste momento, a vacinação [com a quarta dose] é recomendada para a população acima de 40 anos”, reforça a SESA na resposta.

Assim, o Paraná aguarda a orientação oficial do Ministério da Saúde sobre a ampliação da 4ª dose contra covid. “Ainda não há previsão de quando essa nova recomendação deve acontecer, pois o Governo Federal precisa assegurar a disponibilidade de imunizantes suficientes para suprir toda essa nova demanda”, pondera a administração estadual.

Em São Paulo, as próprias prefeituras estão tomando frente para ampliar o público-alvo da quarta dose. Nesta semana, a capital paulista adicionou o público acima de 18 anos.

“É fundamental que todos tomem as doses de reforço para continuarem protegidos das formas graves da doença”, destacou o secretário da Saúde de São Paulo (SP), Luiz Carlos Zamarco. Para tomar a quarta dose, é necessário ter recebido a terceira há pelo menos 120 dias (quatro meses).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.