em

Paraná já tem cinco pré-candidatos ao governo

(foto: Arte DCmais)

A sete meses do primeiro turno das eleições, alguns nomes já começam a despontar no cenário político como pré-candidatos ao governo do Paraná. Até o momento, cinco políticos anunciaram pré-candidatura ao governo do Estado: o atual governador, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Cesar Silvestri Filho (PSDB), Filipe Barros (União Brasil), Roberto Requião (sem partido) e Professora Angela (PSOL).

Em 2018, Ratinho Junior foi eleito no primeiro turno, com mais de 3,2 milhões de votos. Em sua trajetória política, além de governador, ele foi deputado federal, estadual e secretário do Paraná. Entre os partidos que o PSD possui aliança e que podem apoiar a sua candidatura estão o MDB, PSB, Podemos, Progressistas e PL.

Cesar Silvestri Filho acabou deixando a presidência estadual do Podemos, partido que tende a apoiar a candidatura de Ratinho Junior e se filiou recentemente ao PSDB, pelo qual foi lançado pré-candidato a governador. Cesar Silvestri é ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarapuava.

O ex-prefeito de Curitiba, ex-senador e ex-governador Roberto Requião também está entre os que podem disputar o governo. Para isso, Requião ainda busca um partido para se filiar, depois de deixar o MDB. Para viabilizar sua candidatura, Requião procura aliança com partidos de centro-esquerda, como PT e PSB.

O deputado federal Filipe Barros, filiado no União Brasil, também lançou sua pré-candidatura ao governo que, de acordo com o próprio parlamentar, partiu de um pedido do grupo político do presidente Jair Bolsonaro, para garantir que o presidente tenha palanque na campanha eleitoral no Paraná. Há ainda a possibilidade de ele mudar de partido, para uma legenda com maior afinidade com Bolsonaro. Antes de ser deputado, Barros foi vereador em Londrina.

E, no sábado (5), o PSOL deve lançar a pré-candidatura de Professora Angela Machado a governadora do Paraná. Professora da rede pública estadual há mais de 20 anos, feminista e mãe de três filhos, Angela tem relevante atuação no Cursinho de Educação Popular Emancipa, na Vila Verde/CIC em Curitiba e no coletivo de mulheres Juntas.

Podemos não descarta disputa

Outros nomes que também têm sido cogitados na disputa são os dos senadores Alvaro Dias e Flavio Arns, ambos pelo Podemos. Este é o último ano do mandato de Alvaro Dias no Senado, mas a decisão de concorrer ao governo envolveria negociações com o partido e o governador Ratinho Junior em torno da candidatura de Guto Silva ao Senado. Da mesma forma, a candidatura de Flavio Arns seria uma alternativa do Podemos caso Ratinho não apoie Alvaro Dias ao Senado.

Pré-candidatos à Presidência

Até esta terça-feira (1°) a reportagem contabilizou 12 pré-candidatos ao governo federal nas eleições de 2022.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.