Menu
em

Paraná é o 5º Estado com mais médicos no Brasil

foto ilustrativa/Freepik

Pela primeira vez na história, o Conselho Federal de Medicina (CFM) revela a curva de crescimento da razão médicos por grupo de mil habitantes por estado. Os dados divulgados nesta semana mostram uma evolução constante, em que todas as 27 unidades da Federação apresentam um desempenho positivo.

O Paraná ficou na 5ª colocação como o estado que tem mais médicos no país, com 37.338 profissionais registrados. O Estado do Paraná tem uma média de 3,22 médicos por mil habitantes. Ao todo, são 15.440 generalistas e 21.898 especialistas. A maioria dos médicos registrados do Paraná tem idade entre 30 a 34 anos.

Atendimentos do Paraná no interior e capital

Os dados do CFM ainda revelam que a maioria dos médicos trabalha em cidades do interior, sendo mais de 21 mil profissionais para atender uma população de 9,8 milhões de habitantes no interior do Paraná. Uma média de 2,1 médicos para cada mil habitantes.

Já em Curitiba, capital paranaense, são mais de 15,9 mil médicos atuando para atender a população. Uma média de 8,83 profissionais por mil habitantes.

Números nacionais

O estado com mais médicos no Brasil é São Paulo com 182.852. E o total de médicos no Brasil é de 598.573 com uma média nacional de 2,81 profissionais por mil habitantes. São 275.324 generalistas e 323.249 especialistas registrados.

A densidade médica considerada no levantamento do CFM por estado leva em consideração a quantidade total de registros médicos no País.

Ao avaliar os índices de razão de médicos por mil habitantes, o Conselho Federal de Medicina (CFM) revela que em comparação com a razão de médicos em outros países, 13 estados apresentam uma média igual ou superior às dos Estados Unidos (2,7 profissionais por mil habitantes) e do Japão e Coreia do Sul (2,6 em cada).

Escolhas de região

O levantamento do CFM mostra ainda a alocação de médicos em regiões mais avançadas economicamente, em oposição a regiões de menor densidade populacional e muitas vezes marcadas por profundos desafios logísticos e na infraestrutura de saúde.

O Sudeste se destaca por ter a maior densidade e proporção de médicos no País, com 3,76 médicos por mil habitantes e 51% do total de médicos, enquanto abriga 41% da população brasileira. Já o Norte exibe a menor razão e proporção de médicos, contando com uma razão 1,73, ficando abaixo da média nacional e representando 4,8% do contingente médico nacional para atender 8,6% da população.

O presidente do CFM, José Hiran Gallo, falou sobre os dados e sua avaliação sobre o aumento de médicos no Brasil. “É imprescindível o desenvolvimento de uma política de recursos humanos robusta para a assistência ao SUS, enfatizando a criação de atrativos aos profissionais para sua fixação em regiões com maior dificuldade de provimento”, observa.

Leia mais: Saiba como solicitar a prorrogação do salário-maternidade

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile