Menu
em

Palmeira realizará três inaugurações neste final de março

Divulgação
Prefeitura afirma que inauguração das ESF’s garantirá atendimento pleno à população

Dois novos postos de saúde e o Memorial Anarquista de Palmeira serão inaugurados consecutivamente nos dias 29, 30 e 31 de março (terça, quarta e quinta-feira). A primeira, no dia 29, será a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Faxinal dos Quartins, no interior do município. Já no dia 30 a Secretaria de Saúde inaugura a ESF Central, na Rua Judith Sotta Maluceli, que funcionará como um Centro de Especialidades, e por fim, na quinta-feira (31) acontece a inauguração do Memorial Anarquista, na localidade de Santa Bárbara, também no interior.

A ESF Central vai atender à demanda central de pacientes do município com especialidades como: ginecologia, pediatria, obstetrícia, ortopedia, endocrinologia, cardiologia, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), nutricionista, neurologia, ultrassonografia, epidemiologia, ambulatório de feridas, psiquiatria e farmácia especializada.

Com mais espaço e maior capacidade de atendimento, a edificação tem 580 metros quadrados, além de estrutura sustentável, com cisterna para reaproveitamento de água da chuva. “Ampliaremos o atendimento das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e equipes do Programa de Saúde Bucal, como uma forma de melhorar e descentralizar o atendimento”, comentou o secretário de Saúde e vice-prefeito, Marcos Levandoski.

Na localidade de Faxinal dos Quartins a nova ESF vai cobrir a demanda da comunidade e fornecerá atendimento para moradores da macrorregião, que inclui localidades como São Marcos, Faxinal dos Silva, Catanduvas e Paiol de Baixo, atuando em conjunto com o atendimento que já acontece em Poço Grande e região. O novo posto tem três consultórios médicos, consultório odontológico, sala de coleta, sala de vacina, sala de curativos, sala de esterilização e farmácia.

Atendimento

Conforme informações das coordenadorias de saúde primária e secundária, assim que as novas ESFs forem inauguradas, a população terá acesso a atendimento pleno. “A população já está sendo orientada sobre as mudanças de endereço e agendamento de consultas”, explicou a coordenadora Rosilene Calixto. (Igor R. R. Gavioli com informações de Waldir Joanassi)

 

Colônia ganha monumento após 122 de sua extinção

Divulgação
Memorial será instalado na localidade de Santa Bárbara

O Memorial Anarquista de Palmeira, na localidade de Santa Bárbara, será a última inauguração do mês, no dia 31. Visto de cima, o local tem formato de um “A” símbolo mundial do anarquismo e em seu entorno oito totens resumem através de mosaicos a trajetória dos três anos da colônia antes de sua extinção. O local também abriga uma pequena casa construída em madeira, reconstituindo os padrões da época, onde serão vendidos livros e suvenires. O secretário de Indústria e Comércio, Inácio Budziak acredita que a visitação no local e o aumento no fluxo de visitantes contribuirá para aquecer o turismo rural. Formada por um grupo de libertários mobilizados pelo jornalista e agrônomo italiano, Giovanni Rossi, a Colônia Cecília foi a única comuna experimental baseada em premissas anarquistas de toda a América Latina. Após 122 anos da extinção da colônia, o local ganha um memorial para lembrar onde Rossi e seus companheiros ergueram a bandeira rubro-negra, símbolo do anarquismo.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile